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sábado, 21 dezembro 2024

Aplicativo da PM recebeu 81 ocorrências em uma semana

O aplicativo Emergência Paraná (App 190), da Polícia Militar, recebeu 81 solicitações de emergência desde a última terça-feira (02/10), data de lançamento da plataforma na loja do Google Play. As ocorrências registradas referem-se à Curitiba e Região Metropolitana.

Segundo o integrante do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), capitão Cláudio Prus, das 81 solicitações para atendimento de ocorrências de emergência, 56 tiveram atendimento efetivo e 25 foram canceladas.

O levantamento aponta ainda que a maior parte dos pedidos refere-se a casos de perturbação de sossego (47 solicitações), uma das contravenções que geram maior demanda à Polícia Militar pelo telefone 190. Também foram registados dois casos de furto qualificado e duas infrações de trânsito.

“Dos pedidos cancelados, 22 foram de teste, em que as pessoas cadastravam uma ocorrência somente para verificar se haveria o atendimento real, um pedido de solicitação de informação, além de outras duas situações canceladas a pedido dos solicitantes”, explicou o capitão.

A nova ferramenta tem conquistado a confiança dos usuários, com mais de 5 mil downloads. “Na primeira semana tivemos um feedback muito positivo das equipes de atendimento de emergência, bem como do solicitante, o que nós mais almejávamos. O cidadão passou a conversar mais com a Polícia Militar e a ter a sua expectativa de atendimento cumprida, com o retorno sobre a sua demanda”, disse Prus.

De acordo com ele, o aplicativo será constantemente atualizado em busca de uma comunicação mais efetiva com a população e de mais dinamismo no momento de acionar uma equipe policial. Segundo o capitão Prus, dificuldades apontadas no cadastramento inicial já estão sendo corrigidas.

“Temos um comitê gestor do aplicativo formado por integrantes da Polícia Militar, da Celepar e demais órgãos envolvidos na criação da plataforma, e vamos tratar das melhorias periodicamente. Já melhoramos algumas coisas nesta primeira semana, corrigimos alguns pequenos erros para facilitar cada vez mais para cidadão”, acrescentou o capitão.

A ferramenta foi idealizada pela PM e o projeto recebeu apoio técnico da Companhia Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e da Diretoria de Pessoal da Corporação. Durante aproximadamente um ano, o aplicativo foi projetado e passou por testes e modificações para ser lançado oficialmente e disponibilizado.

As pessoas podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus celulares, desde que tenham o sistema operacional Android. Após baixá-lo, o usuário fará um cadastro rápido no portal Governo Digital, com informações pessoais (nome completo, RG, CPF, e-mail) e, a partir daí, será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.

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EDIÇÃO IMPRESSA Nº 127 | DEZEMBRO/2024

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