20.6 C
Curitiba
sábado, 21 dezembro 2024

Agosto Azul: Prefeitura ressalta importância da saúde do homem

No mês de agosto, a Prefeitura de Curitiba destaca a importância de os servidores cuidarem da saúde e fazerem visitas periódicas ao consultório médico. O alerta é da Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal (Smap).

“É sabido que os homens, de forma geral, cuidam menos da saúde e vão ao médico com uma frequência menor que as mulheres, com isso ficam expostos a doenças graves e crônicas que exigem um diagnóstico rápido para o tratamento”, diz o diretor do Departamento de Saúde Ocupacional da SMAP, Guilherme Graziani.

De acordo com levantamento da Smap, aproximadamente 5,6 mil servidores da Prefeitura são homens, cerca de 21% do total de funcionários. Dentre esses, a maioria tem entre 41 e 60 anos (66%). Nessa faixa etária, a atenção deve ser redobrada, e é recomendado que sejam realizados anualmente exames de rastreamento para câncer de intestino e próstata, segundo a médica especialista em medicina da família, Caline Pockrandt, do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos servidores.

A campanha defende também que o autocuidado não é apenas fazer check-ups periódicos e ir ao médico, mas observar os sinais do próprio corpo e cuidar bem da rotina e da alimentação.

Segundo o que observa a médica na sua prática profissional, a última década registrou um aumento expressivo na procura de consultas pelos homens.

“Estimo um aumento de 30% do número de consultas do público masculino nos últimos dez anos, mas ainda é muito inferior ao necessário. Infelizmente, a pandemia afastou principalmente quem mais precisava de acompanhamentos regulares. Muitos deixaram de se consultar e fazer seus exames de rotina pelo medo de contaminação”, explica Caline Pockrandt.

Ela ressalta que existem todas as condições para atender os pacientes de forma segura, com respeito aos protocolos sanitários, e que o risco de desenvolvimento de doenças é maior que o risco de contaminação em uma visita ao consultório médico.

Todas as pessoas devem fazer, anualmente, ao menos uma avaliação de perfil de colesterol, da função renal, de diabetes e do nível de glicose, e os demais exames dependem do histórico pessoal e familiar do paciente.

Prevencor

A fim de garantir os check-ups anuais dos servidores, o plano de saúde do ICS oferece a todos os beneficiários o programa Prevencor. Ele garante a realização de exames preventivos sem custo de coparticipação no mês do aniversário dos beneficiários com mais de 45 anos.

Os beneficiários só precisam ligar para o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), no número 41 3330-6088 e solicitar a liberação da guia de exames. Depois, basta comparecer, em jejum de 12 horas, a uma das unidades do laboratório A+ Medicina Diagnóstica, que é parceiro do programa. Para conferir qual a unidade mais próxima da sua casa, clique aqui. Quando os resultados já estiverem disponíveis, basta agendar a visita a um médico.

Saúde mental

Pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em abril revelou que, durante a pandemia, casos de depressão aumentaram em 50% e de ansiedade em 80% no Brasil. Outra pesquisa, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realizada no mesmo período, apontou que a procura por atendimento psicológico aumentou em até 25%, um crescimento expressivo, mas ainda não suficiente quando comparado ao aumento dos transtornos psicológicos.

“Saúde mental não se resume à atividade física e alimentação saudável. Preste atenção ao que você escuta e vê. Essas pequenas decisões poderão fazer muita diferença em sua forma de pensar e agir e te dar mais saúde física e mental”, recomenda Caline. Ela sugere que as pessoas dediquem tempo para relaxar, assistam a programas divertidos, passem tempo ao lado de quem amam e busquem novos desafios, como um novo curso ou esporte.

A médica também aponta que a saúde física e emocional do homem afeta diretamente a saúde da família. “Se o homem está doente e precisa se ausentar do trabalho, isso tem uma diminuição da sua renda, haverá impacto financeiro na família. Se o homem está irritado, ansioso, impaciente e começa a brigar com todo mundo em casa ou não fala com ninguém, isso também vai influenciar na rotina da família”. Cuidar da saúde é mais do que autocuidado, é estender a atenção às pessoas próximas e cuidar também de quem ama.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 127 | DEZEMBRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS