A série de recitais e concertos programados pela Prefeitura e pela Fundação Cultural de Curitiba para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil começa nesta quarta-feira (31/8), às 19h, na Capela dos Fundadores, no Memorial de Curitiba.
O recital de estreia será com o tenor Vitorio Scarpi e com o pianista Thiago Plaça Teixeira. No programa, entre outros compositores, estão Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos.
A Capela dos Fundadores, espaço que abriga os altares retábulos da antiga Matriz de Curitiba, ornamentado com pinturas do artista plástico Sérgio Ferro, será o palco de outros dois concertos com músicas do período colonial, do Brasil Império até o início do século 20. Eles serão realizados nos dias 1º e 6 de setembro, às 19h, pelo Ensemble Música Barroca Curitiba.
A Camerata Antiqua de Curitiba também fará um concerto comemorativo do bicentenário da independência, com apresentações nos dias 2 e 3 de setembro, na Capela Santa Maria Espaço Cultural.
Os concertos integram a programação comemorativa dos 200 anos da Independência do Brasil, que a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba promovem em toda a cidade, unindo arte, cultura, educação e história. Nesta quarta, além do recital de canto e piano, acontece também a encenação do Auto da Independência na Rua da Cidadania Boa Vista (10h30). Até a próxima semana, o auto será encenado em todas as regionais da cidade.
Duo de tenor e piano
No programa desta quarta-feira, o duo formado pelo premiado cantor lírico curitibano Vitorio Scarpi e pelo também premiado pianista Thiago Teixeira apresentará temas da ópera O Guarany, de Carlos Gomes, e obras de Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Claudio Santoro e Ernani Braga, todos compositores da música clássica brasileira produzida nos séculos 19 e 20.
Scarpi coleciona em seu currículo diversos títulos e premiações dos maiores concursos de canto do Brasil e do exterior. Foi o melhor tenor do concurso brasileiro de canto Maria Callas, o primeiro lugar geral do concurso internacional de canto lírico Galina Pysarensko, na cidade de Novyi Horod, na Rússia, e vencedor do concurso de canto lírico da cidade de San Luis Potosí, no México.
O pianista Thiago Teixeira foi premiado em concursos de piano e atuou com diversos instrumentistas, cantores e coros em concertos, óperas e festivais. Trabalhou em instituições de ensino superior no Paraná ministrando disciplinas teóricas e práticas. Atua como pianista correpetidor e é professor colaborador na Unespar.
Música barroca
O Ensemble Música Barroca Curitiba, com direção artística de Matheus Prust, fará duas apresentações na Capela dos Fundadores com formação e programas diferentes.
O primeiro concerto, no dia 1º de setembro, às 19h, terá duas composições de D. Pedro I: o Hino da Independência, com letra de Evaristo da Veiga, e a Marcha Imperial, do padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). O grupo formado por Prust (violino), Paulo Hübner (violino), Thomas Jucksch (violoncelo), Roger Burmester (guitarra barroca), Sidney Gomes (tenor), além de um orador, Walter Lima Torres.
O outro concerto do grupo, no dia 6 de setembro, reúne o contratenor Paulo Mestre, o tenor Sidney Gomes, o violinista Matheus Prust, a flautista Zélia Brandão (traverso) e o violonista Roger Burmester (guitarra barroca). O grupo apresentará canções, modinhas e lundus do período colonial brasileiro.
O ensemble Música Barroca Curitiba é especializado na pesquisa e interpretação da música dos séculos 17 e 18. Sediado em Curitiba, homenageia a capital paranaense, reunindo intérpretes da música antiga de diversas partes do país e do mundo.
O grupo tem um enfoque no repertório pouco explorado na atualidade, o que tem permitido ao público conhecer obras ainda inéditas.
Camerata
Com regência de Ricardo Kanji, as apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba na Capela Santa Maria terão o Hino da Independência, com música de D. Pedro, e o Hino Nacional Brasileiro, de Francisco Manoel da Silva e Joaquim Osório Duque-Estrada. Completam o programa obras de autoria de José Maurício Nunes Garcia.
Serviço: Concertos dos 200 Anos da Independência
Capela dos Fundadores – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
Dia 31/8, às 19h – Duo de Canto e Piano com Vitorio Scarpi e Thiago Plaça Teixeira
Dia 1º/9, às 19h – Ensemble Música Barroca Curitiba
Dia 6/9, às 19h – Ensemble Música Barroca Curitiba
Gratuito
Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 279 – Centro)
Dia 2, às 20h, e dia 3, às 18h30 – Camerata Antiqua de Curitiba, regência de Ricardo Kanji
Ingressos: R$ 35 e R$ 17,50 (pelo site minhaentrada.com.br)