A primeira chance athleticana veio em uma cabeçada de Thiago Heleno, que passou perto do gol, após escanteio batido por Terans. Na sequência, Cuello foi à linha de fundo, cruzou na área e Max Miller quase marcou contra.
Mesmo sem impor seu ritmo mais intenso, o Athletico tinha o controle da partida. Em uma boa jogada com a participação de Pablo e Vitor Bueno, Erick recebeu na área, bateu cruzado e parou em uma boa defesa do goleiro.
Ainda na primeira etapa, em uma jogada de contra-ataque, Fernandinho tocou na direita para Pablo, que assinou Vitor Bueno. O camisa 8 chegou batendo e mandou na rede pelo lado de fora.
No segundo tempo, duas boas chances logo nos primeiros minutos. Cuello chutou, a bola desviou na defesa e passou perto da trave. Depois, Terans recebeu na entrada da área, chutou de virada com estilo e também levou perigo à meta defendida por Dheimison.
Na melhor chegada do Maringá, foi a vez de Bento ser decisivo. Em um contra-ataque puxado pelo adversário, Matheus Bianchi recebeu no meio da área, bateu rasteiro, mas parou em uma grande defesa do goleiro rubro-negro.
O Furacão seguiu buscando o gol e teve boas oportunidade com Pablo, Cuello, Léo Cittadini e Thiago Heleno. Mas a jogada que decidiu a partida saiu já nos minutos finais.
Aos 43′, Léo Cittadini recebeu pela esquerda e acertou um passe na medida para Pablo. O artilheiro passou pela marcação e, junto à linha de fundo, bateu cruzado para o meio da área. Quem apareceu para completar foi Christian. Bola na rede! Mais uma vitória do Furacão!
Ficha técnica: Athletico Paranaense 1×0 Maringá
Campeonato Paranaense 2023: Semifinal – Jogo de volta
Data: 26/03/2023 (domingo)
Horário: 16h
Local: Estádio Joaquim Américo
Público pagante: 21.868
Público total: 22.723
Renda: R$ 639.835,00
Árbitro: Elvio Kertelt Legnani
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Denise Akemi Simões de Oliveira
Quarto árbitro: Murilo Ugolini Klein
Árbitro de vídeo: Adriano Milczvski
Athletico Paranaense: Bento; Khellven (Madson, aos 20′ do 2º tempo), Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Fernando; Erick (Hugo Moura, aos 20′ do 2º tempo), Fernandinho e Vitor Bueno (Alex Santana, no intervalo); David Terans (Christian, aos 20′ do 2º tempo), Pablo e Tomás Cuello (Léo Cittadini, aos 31′ do 2º tempo)
Técnico: Paulo Turra
Gol: Christian, aos 43′ do segundo tempo
Maringá: Dheimison; Wesley, Max Miller e Vilar; Michel (Caio Felipe, no intervalo), Morelli (Pacato, aos 40′ do 2º tempo), Bianqui (Alemão, aos 40′ do 2º tempo), Iago e Caíque (Parrudo, aos 32′ do 2º tempo); Robertinho e Moraes (Gui Sales, aos 8′ do 2º tempo)
Técnico: Jorge Castilho
Cartões amarelos: Michel e Iago