O outono é uma época mágica para fotógrafos explorarem os encantos naturais e a arquitetura da cidade. E um local pouco conhecido, que oferece vistas especiais nessa e em outras épocas do ano, é o Mirante Marumbi, no Memorial de Curitiba, no coração do Centro Histórico da cidade.
Rodeado de prédios centenários, o complexo cultural da Prefeitura de Curitiba, no Largo da Ordem, impressiona no nível da rua pela arquitetura instigante, e no topo oferece uma vista de quase 360 graus do Centro Histórico da cidade.
Para chegar ao Mirante Marumbi, o visitante deve seguir até o terceiro andar do Memorial de Curitiba e subir um pequeno lance de escadas, que leva a um imenso terraço a céu aberto.
Lá de cima é possível observar detalhes e fazer registros incríveis das torres da Igreja da Ordem, da Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, da Igreja Presbiteriana Independente e até de uma parte da Catedral Basílica de Curitiba.
A arquitetura do Mirante Marumbi proporciona enquadramentos propositais, especialmente do lado esquerdo. Uma espécie de moldura coloca em perspectiva as torres das igrejas Presbiteriana e do Rosário, que, no fim das tardes de outono, ficam iluminadas pela luz dourada do pôr-do-sol.
Além das igrejas, no topo do Memorial de Curitiba o visitante pode ter uma vista privilegiada da fachada de outros patrimônios históricos como o Palácio Garibaldi e do Colégio Divina Providência.
Do lado direito do Mirante Marumbi, se destaca a Casa Romário Martins e o corredor da Rua Claudino dos Santos, a rua de uma quadra só, que possui casarões ecléticos de inspiração alemã, como a Casa Hoffmann e o Solar da Cultura, atual sede da Fundação Cultural de Curitiba.
E no horizonte, o visitante pode observar uma linha de prédios mais altos e modernos que contrasta com os telhados do casario histórico do entorno.
“A arquitetura do prédio também valoriza ainda mais a vista, emoldurando o mundo urbano de Curitiba com recortes que incentivam o visitante e fotógrafo a achar os seus enquadramentos da cidade, e transformando-os em verdadeiros quadros”, diz o diretor de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Curitiba, Gabriel Paris.
Por dentro do Memorial de Curitiba
Idealizado em homenagem aos 300 anos da cidade (1993) e inaugurado em 1996 tem uma arquitetura instigante, em ferro e vidro, inspirada no pinheiro paranaense (Araucária Angustifolia).
O espaço mantido pela Fundação Cultural de Curitiba funciona como um complexo de artes que reúne exposições, teatro e música, e ainda vira palco para seminários, palestras e oficinas.
Serviço: Memorial de Curitiba
Endereço: Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h