Com aumento no número de casos, a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) alerta para os cuidados necessários ao combate da dengue no Estado.
A deputada, que representa a Assembleia Legislativa do Paraná no comitê interinstitucional criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a fim de integrar ações dos municípios, destaca a importância de poder público e população agirem em conjunto no combate ao Aedes aegytpi – o mosquito transmissor, que além da dengue, transmite zika e chikungunya.
O período sazonal 2023/2024 (iniciado em 30 de julho passado) acumula 12.782 casos confirmados e 58.566 notificações, de acordo com a Sesa. O boletim (Informe Técnico 19) apontou 3.593 novos casos em 16 de janeiro – felizmente, sem mortes.
“É uma alta preocupante”, diz Márcia. “O estado vem fazendo um importante trabalho junto aos municípios, mas é necessário que a população participe ativamente também.”
Reunião realizada em janeiro alinhou ações com 77 cidades.
A propagação do mosquito transmissor ocorre por meio da água acumulada e parada (mesmo em volumes muito pequenos).
Márcia ressalta que mais de 85% dos casos identificados de criadouros do mosquito são em domicílios, ou seja, na casa das pessoas.
Por parte do governo, os esforços incluem utilização do fumacê para eliminar os mosquitos e manejo clínico para os pacientes.
Como você pode ajudar a prevenir a dengue:
- Eliminar criadouros do mosquito, que podem ser quaisquer pontos de acúmulo de água, mesmo que muito pequenos, como uma tampinha de garrafa.
- Manter quintais e terrenos limpos, sem lixo acumulado, principalmente vasilhames.
- Manter os pratinhos de vasos de plantas secos.
- Os potes de pets devem ter a água trocada pelo menos uma vez por semana.
- Caixas d´água e tanques bem fechados.
- Calhas e lajes limpas.
- Aplicar repelente de insetos na pele.
1 ano de ações concretas
Ex-secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak completou seu primeiro ano como deputada estadual com uma série de ações concretas em benefício da população.
Veja as principais realizações:
- Apresentação e aprovação de projetos de lei de impacto para a população, como a Lei da Telessaúde, o projeto de proteção a idosos e o de proteção de dados pessoais no SUS, entre outros;
- Destinação de recursos para reformas em 38 escolas;
- Destinação de R$ 16,6 milhões para melhorias na Saúde de Curitiba;
- Recursos para melhorias de infraestrutura, capacitação de servidores e equipamentos para São José dos Pinhais, Mangueirinha e Fazenda Rio Grande;
- Realização de audiências públicas e participação em seminários e encontros técnicos para qualificação do debate de políticas públicas;
- Ação na Bancada Feminina para defesa das mulheres.