Após quase um ano e meio do lançamento do YouTube Kids nos Estados Unidos, o aplicativo chegou ao Brasil nesta quinta-feira (30). Disponível para Android e iOS, a ferramenta gratuita é simples de usar e permite que os pais gerenciem o acesso dos filhos.
A versão mais segura do YouTube classifica os vídeos em quatro categorias: Séries, Música, Aprender e Explorar. Esses vídeos são selecionados pelo app usando uma combinação de sistemas automatizados e de análise humana e são classificados com base nos termos pesquisados e nos vídeos assistidos.
Segurança
Na busca por criar um espaço seguro, onde as crianças podem explorar a imaginação e a curiosidade, o YouTube Kids possibilita que os pais restrinjam a experiência dos seus filhos a um conjunto limitado de vídeos, desativando a pesquisa. Assim, as crianças não podem procurar um novo conteúdo, apenas assistir aos vídeos na tela inicial, que incluem alguns selecionados e recomendados, com base no que sjá foi visto. Essa alternativa reduz a chance de conteúdos impróprios.
Como o YouTube Kids usa filtros criados por algoritmos para selecionar vídeos do YouTube, pode acontecer de os pais encontrarem conteúdos que não consideram adequados para seus filhos. Se isso acontecer, é possível denunciar o vídeo e uma equipe da empresa decidirá se tira o conteúdo do ar ou não.
Anúncios e limite de tempo
Como acontece no YouTube, a versão infantil também contém anúncios pagos. Ao selecionar um vídeo no app, aparecerá primeiro uma mensagem animada indicando que haverá um anúncio e depois a propaganda propriamente dita. De acordo com o Google, todos os anúncios são avaliados rigorosamente e excluem certas categorias, como a de alimentos e bebidas, por exemplo. Além disso, os anúncios pagos não incluirão cliques para websites ou lojas online.
Outro recurso que deixa o YouTube mais amigável para as crianças é o limite de tempo. Os pais podem gerenciar quantos minutos seus filhos podem dedicar ao aplicativo: de 1 a 120.
Para todas as idades
Ao abrir o YouTube Kids pela primeira vez, os pais poderão escolher entre três opções de público: pré-escolar, escolar ou todas as crianças. Esta seleção delimitará o tipo de conteúdo disponibilizado. Porém, vídeos direcionados para um público diferente do escolhido, continuarão disponíveis na pesquisa.
Prova de que os pequenos também podem fazer bom uso da ferramenta é a opção de busca por voz, que possibilita que a criança encontre o que procura mesmo que ainda não saiba escrever.