O desafio 100 mil árvores para Curitiba foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o programa foi renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza meio milhão de árvores plantadas desde então.
“Essa não é uma árvore qualquer, é a árvore de número 500 mil que plantamos desde 2019 na paisagem sagrada de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca ao plantar a árvore ao lado dos integrantes da Família Folhas.
Greca também explicou de onde surgiu o desafio das 100 mil árvores para Curitiba. “Sem blasfêmia para a memória da rainha Elizabeth II. Eu inventei essa história quando eu li que a finada majestade tinha decidido plantar 20 mil árvores por ano em Londres. Resolvi ganhar da rainha e pedi para o Meio Ambiente que nós queríamos 100 mil árvores por ano. E agora nós chegamos a 500 mil”, concluiu o prefeito.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel também destacou a importância do plantio histórico. “As árvores garantem muitos benefícios para a cidade, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. Estamos garantindo ar puro para as gerações futuras de curitibinhas e reforçando a infraestrutura verde da cidade”, disse Eduardo Pimentel.
Os plantios feitos dentro do programa 100 mil árvores para Curitiba são grandes aliados das ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra, diminuindo as ilhas de calor, e servem de abrigo à fauna silvestre.
PlanClima
Os plantios feitos pela Prefeitura de Curitiba, aliados a iniciativas como o uso de novas energias, avanço da matriz verde, grandes obras socioambientais e estímulo ao uso do transporte público, integram o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que busca recuperar o ambiente urbano, reduzir as emissões de gases e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Benefícios das árvores
- Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição;
- Ajudam a controlar a temperatura urbana;
- Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas;
- Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado;
- Causam bem-estar psicológico e físico;
- Servem de abrigo e de alimentação para a fauna silvestre urbana.
Presenças
Também participaram do plantio histórico da árvore de número 500 mil a secretária emérita do Meio Ambiente, Marilza Dias, os secretários municipais de Governo e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr; da Educação, Maria Sílvia Bacila; da Comunicação Social, Cinthia Genguini; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra Korman; o presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Tiago Waterkemper; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; os administradores regionais de Santa Felicidade, José Dirceu de Matos; e da CIC, Raphael Keiji Assahida; o assessor de Articulações Políticas, Lucas Navarro; e os vereadores Marcelo Fachinello, presidente da Câmara, Herivelto Oliveira, Mauro Bobato, Mauro Ignácio, Rodrigo Reis, Sargento Tânia Guerreiro, Sidnei Toaldo e Tico Kuzma, servidores do Meio Ambiente e moradores do bairro Vista Alegre e região.