22.5 C
Curitiba
sexta-feira, 21 fevereiro 2025

Eduardo Pimentel lança Tarifa Zero para quem está à procura de emprego

Logo após assinar o decreto que instituiu o Tarifa Zero a Caminho do Emprego, na Rua da Cidadania do Pinheirinho, nesta sexta-feira (21/2), o prefeito Eduardo Pimentel conversou com os primeiros atendidos pelo programa. Ainda pela manhã, eles saíram do atendimento no Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Curitiba com o encaminhamento para um processo seletivo de trabalho e duas passagens de ônibus gratuitas para irem até o compromisso agendado e voltar para casa.

Entre eles, estava o pedreiro Silvio do Nascimento Mantovani, 54 anos, que esperava por atendimento no Sine Móvel – unidade itinerante do Sine que também foi lançada hoje – em busca de uma oportunidade como zelador.

“Está aqui uma história que nós vamos buscar que aconteça mais vezes em nossa gestão. Seu Silvio era um morador em situação de rua, foi atendido pela FAS, fez todo o trabalho de cuidado e agora está buscando uma vaga de emprego aqui no Sine. A Prefeitura vai pagar a passagem para ele arranjar emprego e seguir com a vida nova na sociedade. O senhor é um exemplo para nós”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

Silvio está animado para voltar ao batente. “Passei dois anos na rua, usava droga, bebia, minha família tinha se afastado. Uma senhora da FAS me abordou, me ofereceu pouso em um hotel social. Foi o primeiro passo para reconquistar minha vida, minha família”, conta ele, que voltou a morar com a esposa e filhos.

“Ter passagem de graça para buscar trabalho ajuda muito. Dá incentivo para quem está querendo trabalhar. Não tem mais desculpa para desemprego. Não falta oportunidade”, diz Mantovani.

Projeto exemplar

A professora Vera Maia, 50 anos, também saiu do Sine Móvel com uma entrevista de emprego assegurada e duas passagens de ônibus para ir ao processo seletivo. Há dois meses ela perdeu seu último trabalho em sala de aula e conta que agora, com apoio do Sine, busca oportunidades como operadora de telemarketing, professora, atendente.

“O que não dá é ficar sem emprego. Achei maravilhoso esse projeto da Prefeitura para auxiliar o desempregado, isso não se vê em outros estados, é um exemplo. Quero parabenizar o prefeito por essa oportunidade, que é de extrema importância para a vida do trabalhador”, disse Vera.

Ela conta que é a segunda vez que vai ao Sine em busca de uma oportunidade. “Sempre tem vagas aqui. Hoje vou sair com um encaminhamento”, contou.

Chega de ir a pé

O marceneiro Joanes Santos de Jesus, 43 anos, está desempregado há dois meses, o que o obrigou a “apertar o cinto” em casa para equilibrar as dívidas e manter o cuidado do filho de 3 anos.

Para ele, ter a garantia de que conseguirá ir até as entrevistas de emprego – mesmo em locais mais distantes do Capão Raso, onde mora – é um impulso para voltar a trabalhar, colocar o aluguel em dia e retomar os planos de ter uma casa própria.

“Ontem, fui a pé a uma entrevista de emprego na CIC, mas a vaga tinha acabado de ser preenchida. Para a próxima entrevista, eu tenho como ir de ônibus e voltar. Estar desempregado não é fácil. Acredito que esse apoio de não pagar a passagem para buscar trabalho vai ajudar muita gente”, disse.

Nesta sexta-feira, ele saiu com dois encaminhamentos para novas entrevistas em empresas que estão contratando.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 128 | FEVEREIRO/2025

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS