17.6 C
Curitiba
sábado, 19 abril 2025

“Invistam no Centro”, convida Eduardo Pimental em evento com empreendedores na ACP

Com 100 dias de gestão, Eduardo Pimentel já tirou do papel um dos principais compromissos como prefeito. O Curitiba de Volta ao Centro, programa de redesenvolvimento da região central da capital, já é uma realidade e suas primeiras iniciativas começam a transformar para melhor o “coração” da cidade.

O prefeito apresentou o Curitiba de Volta ao Centro a empreendedores e representantes de entidades de classe, em bate-papo na Associação Comercial do Paraná (ACP), na noite de quarta-feira (9/4). Eduardo também fez um convite.

“Invistam no Centro. Tragam suas empresas ou abram escritórios ou filiais na região”, disse o prefeito. “O município vai apoiar a criação de oportunidades de emprego no Centro. Só assim, juntos, vamos promover o desenvolvimento sustentável desta região, com mais empregos e mais pessoas voltando a trabalhar e morar aqui, pediu Eduardo Pimentel.

O prefeito contou que a renovação do Centro será um trabalho conjunto, realizado em diferentes etapas, a curto, médio e longo prazos, envolvendo poder público, empresas, instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e a população na construção das soluções. Para isso foi criada a Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, que tem como presidente o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

“Já começamos a desenvolver desde janeiro ações multissetoriais para devolver a atratividade ao bairro, com a realização de eventos como o Domingo no Centro, que levou milhares de curitibanos para a Rua Emiliano Perneta, a requalificação urbanística, a ampliação da segurança, o reforço de equipes da FAS para resgate da população em risco social, a reocupação de imóveis, os incentivos ao comércio e a preservação histórica”, destacou Eduardo Pimentel.

Ações de curto, médio e longo prazos que integram o programa Curitiba de Volta ao Centro:

  • Curto prazo: Desde janeiro, melhorias de calçamento, de ruas e da iluminação, dobrar as ações de abordagens de oferta de atendimento das pessoas em situação de rua, intensificação das abordagens, pela Guarda Municipal e polícias Civil e Militar, para repressão a roubos, furtos e tráfico;
  • Médio Prazo: Ao longo de 2025, reocupação da região central, com instituição do Aluguel Social;
  • Longo prazo: Ações que começam até 2028, incentivos aos empreendedores investirem em retrofit de prédios comerciais e residenciais que estão abandonados no Centro.

Ao abrir o encontro, o presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone, reconheceu o empenho da gestão Eduardo Pimentel em promover o redesenvolvimento do Centro para atrair mais pessoas para a região.

“Estamos vendo a gestão de Eduardo Pimentel cumprindo o compromisso com a renovação do Centro. Todas aquelas frentes que nós propusemos, que eram o acolhimento a moradores em situação de rua, iluminação e mais segurança, tudo isso está se concretizando. Vemos mais gente nas lojas, mais gente circulando, e isso é muito positivo”, disse o presidente da ACP.

Presenças

Também participaram do bate-papo o presidente da Câmara de Vereadores, Tico Kuzma, a assessora especial do prefeito e diretora executiva da Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, Tatiana Turra; o vice-presidente da ACP e coordenador do programa Centro Vivo da entidade, Jean Michel Galeano; o vice-presidente da ACP e coordenador do Conselho Político Legislativo, Ricardo Cansian; os ex-presidentes da ACP Jamil Chede, Glaucio Geara, Camilo Turmina, Domingos Murta e Ardisson Akel; os vereadores Rafaela Lupion e Jasson Goulart; o deputado estadual Fabio Oliveira; os secretários municipais Tatiane Filipak (Saúde) e Rafael Vianna (Defesa Social e Trânsito); o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan Oliveira Rodrigues; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; e a administradora da Regional Matriz, Ariane Assis.

Ações em andamento do Curitiba de Volto ao Centro

Domingo no Centro – Lançado em março, o Domingo no Centro oferece serviços da Prefeitura, diversão e cultura de graça. Começou na Rua Emiliano Perneta e a partir deste mês passará a ocorrer no calçadão da Rua XV de Novembro, sempre no último domingo do mês, das 9h às 15h.

Centro Seguro – Em fevereiro, teve início a Operação Integrada Centro Seguro, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná. Ao todo, 1.039 agentes de segurança e 430 viaturas têm reforçado o policiamento e o apoio às equipes de acolhimento social de pessoas em situação de rua no Centro.

Domingão Paga Meia – Um dos primeiros atos de Eduardo Pimentel à frente da Prefeitura foi reduzir a tarifa de ônibus para R$ 3 aos domingos e feriados, no Domingão Paga Meia. A iniciativa também estimula os curitibanos a irem participar das atividades programadas para o Centro, nos fins de semana, como o Domingo no Centro, o Lazer na XV (sábados), a Feira do Largo da Ordem, as feiras especiais e os espaços de cultura e lazer do município.

Pessoas em situação de rua – Desde janeiro, Fundação de Ação Social (FAS) ampliou as abordagens às pessoas em situação de rua. Hoje, são oito equipes com 50 servidores percorrendo diariamente o Centro, oferecendo atendimento pela rede de acolhimento e ressocialização. A Prefeitura também modernizou a frota de veículos da FAS com 23 novas vans, as chamadas Laranjinhas.

Iluminação pública – A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) já começou o trabalho de modernização da iluminação pública em 52 ruas do Centro, com a substituição de aproximadamente 1.700 luminárias convencionais por LED, que são mais eficientes e econômicas. A substituição já ocorreu na Avenida Cândido de Abreu, Rua Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro e Alameda Augusto Stellfeld.

Reocupação de imóveis – Dentro das ações de reocupação de imóveis e preservação histórica, o prefeito inaugurou, no dia 29 de março, o Estúdio Riachuelo, novo polo de criatividade e tecnologia no Centro de Curitiba. Localizado em uma unidade de interesse de preservação, em frente ao Cine Passeio, na Rua Riachuelo, o espaço está equipado com modernos computadores e programas. O Estúdio Riachuelo passa a ser o ponto de encontro para a cultura pop e os gamers e irá integrar um futuro “Corredor Criativo do Centro de Curitiba”, conectando o local ao Solar do Barão e Cine Passeio.

Novas calçadas – Serão 15 km de calçadas requalificadas pela Smop. Um exemplo pode ser visto em 1 km da Rua Emiliano Perneta, no trecho entre as ruas Doutor Muricy e Benjamin Lins. As novas calçadas são planas, mais amplas e acessíveis.

Manutenção do asfalto – Requalificação do asfalto pela Smop, para melhorar a mobilidade no Centro, começou pela Rua Emiliano Perneta. Além de asfalto, as vias terão novo calçamento, mobiliário e paisagismo, incluindo o plantio de árvores para melhorar a sensação térmica e a qualidade do ar da região.

Grandes eventos – Apoio a eventos privados, como o Festival de Curitiba, que voltou a ter a parceria da Prefeitura e ocupou vários espaços do município no Centro, como as Ruínas do São Francisco. A Prefeitura também já anunciou que articula a volta da Vinada Cultural, evento gastronômico tradicional que ocorrerá no Centro da cidade e é promovido pelo Bom Gourmet e Gazeta do Povo.

Fomento ao turismo – Abertura do novo Posto de Informações Turísticas da Rua 24 Horas, disponibilização das Unidades Móveis de Promoção e Informação Turística em eventos como o Domingo no Centro, entrega das novas barracas da Feira do Largo da Ordem e relançamento do Walking Tour para turistas e moradores da cidade.

Desburocratização e geração de emprego – A Prefeitura vai avançar na desburocratização da concessão de alvarás para a abertura e ampliação de bares, restaurantes, lanchonetes, lojas e casas noturnas.

Inverno Curitiba e Natal – As programações da Oficina de Música, do Inverno Curitiba e do Natal, que têm forte impacto no Centro, terão muitas novidades e mais parcerias com o setor privado e entidades, como a ACP e Fecomércio.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 129 | MARÇO/2025

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS