Foi encerrada na tarde desta quinta-feira (27/7), no Palácio 29 de Março, a campanha Doe Sangue Pelo Esporte, que teve como objetivo incentivar a doação de sangue e atualizar o cadastro de doadores de medula óssea em Curitiba.
A ação de solidariedade, desenvolvida de 1º de junho a 21 de julho, foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) em parceria com o Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná e Biobanco HC.
“Esses quase dois mil doadores vão ajudar mais de 8 mil pessoas que estão passando por sérios problemas de saúde. Viva o esporte e Viva Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca. Cada doação pode ajudar até quatro pessoas.
A campanha teve contrapartida social dos atletas beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, que doaram sangue, e também foi aberta a toda população. O objetivo foi estimular as doações utilizando a imagem de esportistas como embaixadores da ação.
“Campanhas educativas como a Doe Sangue pelo Esporte criam o hábito e a cultura da doação de sangue em nossa sociedade. E mais uma vez a campanha foi essencial para o período do inverno, quando ocorre uma queda abrupta no número de doações”, afirmou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior.
Sorteio
Em 2023 a Campanha Doe Sangue pelo Esporte contou mais uma vez com o apoio do Athletico Paranaense, Coritiba Foot Ball Club e Paraná Clube que apoiaram a divulgação e ofereceram, cada um, uma camisa oficial autografada por seus jogadores, que foram entregues aos doadores sorteados.
Quem levou a camisa do Athletico foi a doadora Ana Caroline Drszcz; a do Paraná Clube foi para Anai Maria de Lourdes de Andrade; e a do Coritiba para Fabiano Buzetti Milano, que ficou feliz da vida com o presente.
“É muito bom saber que nós podemos ajudar muitas pessoas doando sangue. Eu sempre estou à disposição para ajudar e ganhando a camisa do Coxa fica melhor ainda”, disse o advogado de 53 anos.
No encerramento, o campeão mundial do paratriathlon, Ronan Cordeiro, atleta apoiado pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, entregou uma placa de agradecimento ao prefeito Rafael Greca.
Presenças
Também participaram da cerimônia a presidente da FAS, Maria Alice Erthal; os vereadores Marcelo Fachinello, Pier Petruzziello, João das 5 irmão, Sidney Toaldo e Mauro Bobato; o assessor de articulação política Lucas Navarro; a chefe da Unidade do HN Biobanco, Geiza Carla Rafaelli; o representante do Clube Atlético Paranaense e CEO da Funcap, Rubens Jacó Neves; e o representante do Paraná Clube, Lucas Vinícius Munhoz.
Doações continuam
Apesar do fim da campanha, os bancos de sangue continuam trabalhando e esperando a ajuda de todos.
“Não existe substituto para o sangue, nós necessitamos muito destas doações e agradecemos à Prefeitura e todos os parceiros pelo apoio. A vinda destes atletas influencia a vinda de seus familiares e de muitos seguidores nas redes sociais”, explicou a chefe de divisão de hemoterapia do Hemepar, Renata Paveske.
Locais para doações
HEMEPAR – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná
Endereço: Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV
Horário de coleta: 7h30 às 18h
Telefone: 0800 645 4555 (coleta pode ser agendada, caso o doador necessite)
HN – BIOBANCO – Biobanco do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
Endereço: Av. Agostinho Leão Junior, 108 – Alto da Glória
Horário de coleta: 7h30 às 17h30
Telefone: (41) 3360-1875 (coleta pode ser agendada, caso o doador necessite)