Com o mote “Quem ama, vacina”, a Prefeitura de Curitiba lança nesta terça-feira (7/6) uma nova campanha de comunicação para incentivar a vacinação infantil. O lançamento acontece na semana em que é comemorado o Dia Nacional da Imunização, 9 de junho.
As peças de comunicação estarão nos mobiliários urbanos de toda a cidade, TVs dos ônibus e paineis digitais. Além disso, a campanha será replicada por mensagens de texto de celular, e-mail marketing e ligações telefônicas com informação gravada.
De acordo com a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini, a ideia da campanha é unir todos em um sentimento comum. “Ainda que cada vacina tenha um público e um calendário específico, a mensagem precisa ser única para nos permitir criar um sentimento maior, coletivo. Seja gripe, covid-19, sarampo ou qualquer outro imunizante de rotina, queremos que todos os pais ou responsáveis fiquem com a mesma frase na cabeça: ‘quem ama, vacina’”, afirma.
A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, reforça uma das mensagens que fazem parte das peças da campanha: a de que os pais ou responsáveis mantenham a carteira de vacinação das crianças atualizadas. “Manter a carteira de vacinação dos filhos em dia é um ato de amor. Não podemos deixar nossos indicadores de cobertura vacinal caírem, para que nossas crianças não adoeçam”, diz Beatriz.
Na esteira do lançamento da campanha, neste sábado (11/6) algumas unidades de saúde abrirão para um dia D de vacinação, para todos os públicos, das 9h às 17h. Nos próximos dias, a Secretaria Municipal da Saúde divulgará quais unidades estarão abertas nesta data.
Próximas etapas
A campanha de vacinação da Prefeitura de Curitiba terá, ainda, um segundo momento. Com o mote “Vacina é saúde”, a próxima fase será voltada a conscientização da imunização para adultos e idosos.
“A segunda fase também foi pensada com carinho, com a ideia de que a proteção é necessária para todos”, afirma Cinthia.
“Os adultos e idosos também têm um calendário de vacinação que precisa estar atualizado. Além disso, temos a campanha contra a gripe e da covid acontecendo. O sucesso da vacinação depende da adesão de todos, ela é uma proteção individual e também coletiva”, completa Beatriz.