Vinte e cinco estudantes da Escola Municipal Darcy Ribeiro (Tatuquara) participaram, nesta terça-feira (25/7), de uma aula especial no Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico. A programação, que integra as atividades do programa Linhas do Conhecimento, teve a participação do prefeito Rafael Greca, que conversou com as crianças sobre a importância de ler e escrever.

“Aprendam que este palácio é de vocês e que um dia alguém aqui pode ser o prefeito da cidade”, comentou Greca. “Ler e escrever é muito importante, assim como conhecer a história de Curitiba”, completou o prefeito.

“Eu não conhecia aqui, achei muito legal aprender sobre o pinhão, a gralha azul, a araucária e outros símbolos da cidade”, contou Isabelle Vitória Padilha, do 3º ano do Ensino Fundamental.

A aula de campo começou nas calçadas do entorno da Prefeitura, de onde é possível avistar a sede da Prefeitura, o Palácio Iguaçu (sede do Governo do Estado), a Assembleia Legislativa do Paraná, Tribunal de Justiça e o prédio do Tribunal do Júri. Os estudantes também aprenderam sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e sobre os desenhos da pavimentação com petit-pavé, ligada à história de Curitiba.

Ao final da aula, eles receberam gibis com histórias do personagem Curitibinha. Também participaram o coordenador do Linhas do Conhecimento, Gustavo Prestini, a chefe de gabinete da Educação, Luciana Faria, a professora da turma, Cláudia Bethania Siniski Gay, e a equipe do Linhas.

Sala de aula a céu aberto

O programa promove práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos culturais em museus, parques, praças, Faróis do Saber e Inovação, entre outros espaços da cidade.

Foi instituído em 2017, com a intenção de fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade e o pertencimento. Já soma 271,5 mil participações de crianças e estudantes e 28 mil professores, em 137 rotas diferentes.

Novidades

Este ano, o programa Linhas do Conhecimento ampliou as possibilidades pedagógicas para novos espaços da cidade. Novidades como aulas de campo noturnas na Escola Municipal de Sustentabilidade (Pilarzinho) e no Parque Pinhal do Santana (Campo do Santana) enriquecem as possibilidades de aprendizado de crianças e estudantes.

As novas rotas incluem educação ambiental, desenvolvimento sustentável e aprendizagem criativa.

Quer conhecer as rotas? CLIQUE AQUI.