A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) lançou o Disque Defensoria 129, novo serviço telefônico de orientação sobre o atendimento da instituição. O canal será a referência para dúvidas da população sobre o primeiro atendimento. Desde informações sobre locais, dias e horários de atendimento presencial até formas de acessar o serviço sem sair de casa. Tudo por intermédio de uma ligação gratuita (discagem 129). Inicialmente, o serviço atenderá o público de Curitiba e região metropolitana, entre 11h e 16h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. A iniciativa será coordenada pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da DPE-PR.
“Esse novo serviço facilitará o acesso da população à Defensoria Pública, especialmente no primeiro contato com a instituição”, afirma Matheus Munhoz, defensor público-geral do Paraná. “O Disque Defensoria 129 oferece uma nova porta de entrada ao unificar um canal de comunicação direto com as pessoas que necessitam do nosso atendimento, aproximando e acolhendo com ainda mais qualidade”, destaca ele.
A equipe que receber a ligação poderá explicar ao usuário ou usuária todas as etapas que envolvem o registro do pedido na plataforma Luna, o canal de atendimento online da DPE-PR. Por meio dele, o primeiro atendimento pode ser feito sem sair de casa. Se a pessoa preferir ser atendida presencialmente em uma sede da instituição, o serviço do Disque Defensoria 129 também explicará os endereços disponíveis e os telefones de cada um desses locais. O cidadão ou cidadã também já recebe orientações sobre os documentos básicos que deve apresentar no atendimento.
A defensora pública e coordenadora da CRC, Beatriz da Silva Giublin Demeterco, diz que o lançamento marca a primeira fase de execução do novo projeto. “Iniciamos em Curitiba e região metropolitana, área que concentra alta demanda por atendimentos, para entendermos as melhores formas de aprimorar e ampliar o serviço. Nosso objetivo é otimizar o tempo da população, garantindo que as pessoas tenham todas as informações necessárias sobre o primeiro atendimento e evitando deslocamentos desnecessários até as sedes”, ressalta Demeterco.