Será aberta neste domingo (4/9), às 10h, no Solar da Cultura, a exposição Memórias de Pedro, o último imperador do Brasil. A mostra integra a programação comemorativa dos 200 anos da independência do Brasil, promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba.
A exposição reúne ilustrações da curitibana Aline Haluch, feitas originalmente para o livro da escritora Ivna Chedier Maluly, que criou uma obra de ficção inspirada na história de vida de D. Pedro II.
A autora, reconhecendo o comportamento muitas vezes ambivalente do monarca brasileiro, imaginou uma história na qual o próprio Pedro II, por meio de reflexões post mortem, em pleno século 21, faz um mea-culpa acerca de suas atitudes políticas e seus desejos mais íntimos.
Desenhos e colagens
Seguindo a imaginação da autora, Aline fez ilustrações, com desenhos e colagens, que apresentam um retrato peculiar do último imperador do Brasil. Nas imagens, esculturas e monumentos de D. Pedro II ganham vida e ele ressurge como homem comum, com suas ambiguidades, culpas, desejos e sonhos. Sua paixão pela ciência e pelas artes, a Guerra do Paraguai, a escravidão, as relações familiares, a partida do Brasil rumo ao exílio são alguns registros históricos também presentes nas ilustrações.
Aline Haluch é designer, artista e pesquisadora, formada em design pela Universidade Federal do Paraná e mestre pela Universidade Católica do Rio de Janeiro. É autora das obras “Guia prático de design editorial: criando livros completos” e “A maçã: design gráfico, as mudanças de comportamento e a representação feminina no início do século 20”.
Ivna Chedier Maluly, autora do livro, é jornalista e escritora, nascida em Petrópolis, e atualmente vive na cidade de Lyon, França. É autora de livros infantis e da obra O Samba Faz 100 Anos. Possui textos publicados em diversas coletâneas nacionais e internacionais.
Serviço: 200 Anos da Independência do Brasil
Abertura da exposição Memórias de Pedro, o último imperador do Brasil
Local: Solar da Cultura (R. Claudino dos Santos, 142, São Francisco)
Data: domingo (4/9), às 10h
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 14h
Gratuito