18.1 C
Curitiba
quarta-feira, 16 abril 2025

Fala Curitiba abre nova fase para a população participar da definição do orçamento

Começou a segunda etapa da consulta pública anual Fala Curitiba. Depois de fazer sugestões para subsidiar a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Plano Plurianual, esse é o momento de indicar quais obras e serviços poderão, nas próximas fases, tornar-se propostas de grupos de moradores organizados e serem escolhidas para compor a Lei Orçamentária Anual (LOA).

“É uma nova oportunidade de a população participar na definição do que é mais importante para melhorar a vida nos bairros e garantir que essa demanda, ao fazer parte da LOA, tenha recursos assegurados no orçamento para ser atendida”, diz a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella.

O Imap coordena a consulta pública, que registrou 7.787 participações até o dia 3/4. A maior parte, 5.854 formulários, foi preenchida no Fala Móvel. Essas sugestões também serão consideradas para a formulação da LOA.

Ideias para o orçamento

Até o dia 15/5, os participantes podem escolher até cinco das 21 áreas de ação da Prefeitura, que aparecem identificadas por números, e explicar o que está sugerindo. Para isso, indica o número de cada área no espaço próprio e, ao lado, detalha a sugestão. Isso significa descrever a proposta, explicar a sua finalidade e apontar o local da cidade onde gostaria que ela estivesse implantada ou funcionando.

A forma de participação é idêntica à da etapa anterior. Basta acessar o site do Fala Curitiba e preencher o formulário digital, a qualquer momento do dia. Também é possível fazer sugestões por meio do Fala Curitiba Móvel.

Nas ruas

Os carros caracterizados com a logomarca da consulta pública percorrem os bairros levando formulários impressos para a população preencher à caneta, de acordo com o roteiro disponível no site do Fala Curitiba. Nesta terça-feira (8/4), eles estão passando por bairros das Regionais CIC, Portão/Fazendinha, Santa Felicidade e Bairro Novo. Quarta (9/4), estarão nas regionais Pinheirinho, Tatuquara, Boa Vista e Cajuru.

Esses veículos passarão por 456 locais distribuídos entre os bairros das dez Regionais Administrativas. Na primeira fase, de março até o fim da semana passada, foram 176 locais.

A participação popular não termina aí. A seguir, a população deverá comparecer às reuniões nos bairros para apresentar as propostas coletivas e, por último, nas Regionais. Nessa última etapa serão votadas as prioridades credenciadas nos encontros nos bairros.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 129 | MARÇO/2025

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS