Para aqueles que não gostam de feiras muito movimentadas, o Inverno Curitiba traz uma alternativa mais calma. A Feira de Inverno da Praça Santos Andrade tem uma experiência diferenciada e mais intimista, em uma das praças mais famosas da cidade.

“Aqui o atendimento é muito bom. As pessoas conseguem vir com mais calma, sem aquela correria. Nesta época, o quentão é o que faz mais sucesso”, explica o comerciante de crepe Fábio Leonardo.

A Feira com seis barracas oferece gastronomia e opções para compras, como peças de bijuteria e flores.

“Sempre que queremos comprar algum presente a gente vem aqui, e nunca deixamos de levar alguma coisa. São muitas opções, a feira tem de tudo”, conta o casal José Carlos e Maria Aparecida de Matos.

Eventos turísticos

Ao lado do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, a Praça Santos Andrade recebe muitos eventos ao longo do ano, e a feira sempre melhora a experiência de quem visita o local.

“A feira já é muito legal normalmente, mas os melhores dias acontecem quando tem algum evento. Vêm muitas pessoas de fora e elas aproveitam tudo.”, relata a artesã de bijuteria, Rosângela Rabello.

Comidas típicas e artesanato

Além da Feira de Inverno da Santos Andrade, a população de Curitiba pode ir à feira da Praça Osório, onde os visitantes encontram 22 barracas de artesanato e uma variedade de comidas típicas da época, como pinhão e quentão. As feiras são promovidas pela Prefeitura de Curitiba e pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT), e ficam abertas até 15 de julho.

A feira da Praça Santos Andrade funciona de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h30. Já a Feira de Inverno da Osório pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h.

Inverno Curitiba 2023

As feiras de inverno são parte da programação da segunda edição do Inverno Curitiba, iniciativa da Prefeitura de Curitiba que vai até 12 de agosto. São mais de 65 dias de extensa programação que inclui iniciativas públicas e privadas, proporcionando uma experiência múltipla de gastronomia, cultura, arte, artesanato e formação étnica.

O Inverno Curitiba 2023 consolida cinco eixos principais: Cultura, Gastronomia, Economia Criativa, Esporte e Lazer, Sustentabilidade e Inovação. Veja alguns destaques da programação.