Criada em março de 2020 como Central Coronavírus para tirar dúvidas das pessoas sobre a pandemia de covid-19, o serviço evoluiu e se tornou um dos principais canais de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com o cidadão curitibano. Cinco anos depois de sua criação, já foram realizados mais de 1,5 milhão de atendimentos. Ano a ano foram incorporados novos serviços, com destaque para a oferta de tele ou videoconsulta, disponível desde abril de 2023.
Como funciona
Para ter acesso aos serviços da Central, é necessário ser morador de Curitiba, ter cadastro definitivo no SUS Curitibano e, para realizar consulta por vídeo ou por telefone, ter instalado o aplicativo Saúde Já no celular com login e senha pelo e-Cidadão ou pelo gov.br.
Depois de ligar para o número 3350-9000, a pessoa escolhe que tipo de serviço precisa no menu inicial e é transferido para um profissional de saúde. Caso necessário, a ligação é transferida a um enfermeiro ou médico, e então pode ser realizada a consulta por vídeo pelo aplicativo Saúde Já. Caso a pessoa tenha acesso a um computador com câmera e microfone, a videoconsulta também pode ser feita pela web.
“E importante que as pessoas saibam que o início do atendimento é sempre pelo telefone, pelo número 3350-9000. Depois do primeiro contato e uma pequena conversa sobre os sintomas, o profissional de saúde vai dar continuidade ao atendimento de acordo com a necessidade do usuário”, informa o coordenador médico da Central Saúde Já, Romulo Pereira.
Desde abril de 2023, já foram realizados mais de 800 mil atendimentos pela Central Saúde Já, dos quais 281 mil consultas médicas e 516 mil consultas de enfermagem.
Medicamentos
Além de realizar a consulta pelo app Saúde Já, o usuário também recebe a receita médica e o atestado, quando necessário, pelo aplicativo. Com o documento no celular, é possível retirar os medicamentos na unidade de saúde de cadastro do usuário ou na UPA mais próxima da residência, sem a necessidade de imprimir o receituário. Se preferir, também é possível apresentar a receita em uma farmácia privada, pois o documento está validado com os conselhos regionais de Medicina e de Farmácia.
“Se a pessoa retira o medicamento em um de nossos serviços, o sistema não permite que ele compre em uma farmácia e vice-versa. Ou seja, há controle na dispensação conforme o determinado em protocolos assistenciais”, ressalta Romulo Pereira.
Horário de atendimento
A Central Saúde Já funciona de segunda à sexta das 7h às 22h, inclusive em feriados. Nos finais de semana, das 8h às 20h.
Serviços disponíveis
- Atendimento sintomático respiratório covid-19.
- Atendimento de outras queixas leves, como dor de garganta, vômito e diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras.
- Atendimento por telefone com profissionais de saúde (técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos).
- Consulta médica por vídeo via App Saúde Já Curitiba (para quem tem cadastro definitivo e senha no aplicativo).
- Consulta de enfermagem para apoio na amamentação.
- Atendimento com enfermeiro e farmacêutico para realização de profilaxia pré-exposição (PrEP) do HIV.
- Apoio para parar de fumar.
- Orientações gerais sobre serviços do SUS Curitiba.
- Agendamento de vacina da covid para bebês.
- Agendamento de mamografia e preventivo do colo do útero.
- Agendamento de avaliação para isenção de tributos.
- Agendamento para grupo de acolhida em saúde mental.
- Agendamento de teste rápido de HIV, sífilis e tuberculose.
- Realização de cadastro definitivo e atualizações do app.
- Unificação de cadastro definitivo.
- Emissão do Cartão Nacional de Saúde – CNS.
- Verificação da veracidade de atestados/documentos emitidos por profissional de saúde da SMS Curitiba.
- Atualização de carteira vacinal: resgate de vacinas, ou seja, transcrição do registro de vacinas aplicadas em estabelecimentos que não fazem parte da rede municipal para o sistema e-saúde.