Mais de 18,2 milhões de alunos brasileiros farão, na próxima terça-feira (6), a prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Será a 13ª edição da maior competição estudantil do País.
Dessa vez, a olimpíada bateu recorde de inscrições com 53.230 instituições de ensino, abrangendo 99,6% dos municípios brasileiros. Além disso, a Obmep contará, pela primeira vez, com participantes de colégios particulares, que somam 4.472 inscritos.
Cada escola inscrita na Obmep 2017 vai aplicar e corrigir as provas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza a olimpíada.
Com 2h30 de duração, as provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: 6º ou 7º ano do ensino fundamental; 8º ou 9º ano do ensino fundamental; e ensino médio. Cada uma tem 20 questões de múltipla escolha, e os alunos classificados nessa etapa farão a segunda fase, discursiva, marcada para 16 de setembro.
“A prova da Obmep não mede conhecimento, mas habilidade e raciocínio”, afirma o coordenador-geral da olimpíada, Cláudio Landim, acrescentando que a olimpíada tem o objetivo de aumentar a qualidade do ensino da matemática no País por meio da formação de professores e alunos.
Segundo ele, o impacto dessa política pública talvez explique a melhora dos alunos no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que vem ocorrendo desde 2003.
Escolas particulares
A adesão de alunos das escolas privadas a partir desta 13ª edição da Obmep pretende garantir que todas as escolas brasileiras tenham acesso a material de qualidade, ajudando a despertar o gosto pela matemática. Esse tipo de iniciativa tem produzido resultados positivos nas escolas.
A Obmep vai dar o mesmo número de premiações a alunos de escolas públicas que nas edições anteriores (500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas), e também premiará estudantes de escolas particulares (25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas).
Criada em 2005, é uma realização do Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).