As contribuições africana e afro-brasileira para a construção da sociedade curitibana serão o tema da 6° edição da mostra cultural Consciência Negra, realizada nesta sexta-feira (9), na Capital, pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro (CECAGV).
A mostra terá apresentações de música, poesia, dança, cinema e fotografia feitas por alunos e professores da rede estadual de ensino e cursistas do Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro.
Segundo a diretora do Guido Viaro, Sabrina Rosa Cadori, o evento vai promover a troca de experiências e conhecimentos relacionados à influência das culturas africana e afro-brasileira na capital paranaense.
“É um momento importante de diálogo, de valorização e respeito à cultura negra e o reconhecimento pela contribuição cultural na formação da sociedade curitibana”, disse. Ela acrescenta que todas as manifestações artísticas que serão apresentadas procuram ampliar e valorizar as culturas africana e afro-brasileira presentes em Curitiba.
EXPOSIÇÃO – Durante o evento também serão expostas gravuras, colagens e pinturas feitas por professores da rede estadual de ensino e relacionadas às artes africana e afro-brasileira. Os trabalhos foram desenvolvidos durante os cursos de formação continuada ofertados pela Secretaria da Educação ao logo do ano para aproximadamente 160 professores.
CELEBRAÇÃO – O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Durante todo o mês as escolas da rede estadual participam de uma programação com atividades interdisciplinares com o tema da igualdade etnicorracial nas quais vão trabalhar os diretos humanos, preconceito, reconhecimentos histórico e cultural, além de apresentações artísticas relacionadas À história e às culturas afro-brasileira e africana.
As atividades fazem parte da programação da Década Internacional de Afrodescendentes (2015 – 2024), que acontece em todo planeta e tem como objetivo promover o respeito, a justiça, a proteção e a garantia dos direitos humanos aos povos afrodescendentes previstos na Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas.
Serviço
Exposição Cultural Consciência Negra – Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro
Data: 9/11 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada gratuita e classificação livre.
Rua Francisco Mota Machado, 490, Capão da Imbuia – Curitiba