O Instituto Municipal de Turismo (IMT) encerra os oito anos de gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel com um saldo positivo em iniciativas que fortaleceram Curitiba como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Não por acaso, neste ano a cidade recebeu, em Londres (Inglaterra), o troféu de uma das dez melhores cidades do mundo para visitar em 2025. A capital paranaense foi selecionada pela prestigiada editora de guias de viagem Lonely Planet, que listou os 30 melhores destinos, entre cidades, regiões e países do mundo para turismo, em sua plataforma.
A capital paranaense é a única cidade brasileira a figurar na lista, destacando-se por suas soluções urbanas inovadoras, qualidade de vida e compromisso com a sustentabilidade.
“É com imensa alegria e orgulho que celebramos os avanços extraordinários alcançados pelo turismo em Curitiba. Nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a valorização da cultura local foram reconhecidos nacional e internacionalmente”, declara Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.
Destino Turístico Inteligente
A capital paranaense, que já figurava entre as 10 cidades mais buscadas no Google por turistas brasileiros, integra o programa nacional de DTI, uma iniciativa do Ministério do Turismo, Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que visa impulsionar a inovação e acessibilidade no setor.
Entre as ações mais recentes, destaca-se o aplicativo Curta Curitiba na Palma da Mão, que oferece recursos para pessoas com deficiência visual, além da melhoria na acessibilidade em locais como o Jardim Botânico e o Bosque Alemão. Além disso, o desenvolvimento de um aplicativo com áudio-guia na Torre Panorâmica tem ampliado as opções de visitação inclusiva.
Rota de grandes shows
Com a redução da alíquota de ISS para eventos de 5% para 2%, houve um aumento de 10% no número de shows nos últimos oito anos em Curitiba. Passaram por aqui grandes nomes, como Paul McCartney, Red Hot Chili Peppers, Imagine Dragons, Coldplay, Foo Fighters, Metallica e Bruno Mars.
A cidade também é a terceira mais procurada do Brasil por estrangeiros para turismo de negócios e eventos, reforçando sua posição estratégica no cenário nacional.
Nos últimos anos, consolidou-se como sede de grandes eventos, como o Smart City Expo Curitiba e a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi) 2024.
Programação de Natal gratuita
Nos últimos oito anos, o evento Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais proporcionou 300 dias de atrações gratuitas, incluindo decoração, rodas-gigantes, carrosséis, corais, concertos, óperas, balés, circuitos de carro (drive-thru) e feiras especiais.
Em 2023, o público que prestigiou as festividades natalinas sextuplicou em comparação a 2017, passando de 300 mil espectadores para mais de 2 milhões.
O aumento de 566,7% no número de visitantes reflete a popularidade da programação, que reúne cerca de 100 atrações anuais, realizadas em parceria da Prefeitura com patrocinadores e instituições privadas.
O Natal de Curitiba tem se mostrado também uma poderosa ferramenta de geração de renda para a cidade. Em 2023, a programação atraiu 311 mil turistas e movimentou R$ 100 milhões na economia local, considerando gastos com hospedagem, alimentação, transporte, serviços e produtos adquiridos. O crescimento é significativo quando comparado a 2017, quando o evento gerou R$ 53 milhões e atraiu 62,4 mil turistas.
Inovação e conexões aéreas
O IMT revitalizou pontos de atendimento ao turista, com destaque para o CAT Jardim Botânico, que passou por uma reestruturação visual e técnica. A loja #CuritibaSuaLinda do Botânico foi ampliada de 15,94m² para 60m², com novos espaços de acessibilidade e atendimento.
Desenvolvidas pelo Instituto Municipal de Turismo, a cidade também ganhou duas unidades móvel de promoção turística.
No campo da conectividade aérea, Curitiba ganhou novos voos internacionais. A JetSmart Airlines operou no Aeroporto Internacional Afonso Pena, com destinos para Buenos Aires e Santiago. Em outubro, a cidade recebeu mais uma conexão internacional: a Latam iniciou a rota Curitiba-Lima, com três voos semanais. A nova operação promete transportar até 43 mil passageiros por ano, impulsionando ainda mais o turismo e a economia local.
Linha Turismo e novos atrativos
A Linha Turismo, um dos serviços mais conhecidos de Curitiba, transportou 3,1 milhões de passageiros de 2019 a novembro de 2024. O trajeto foi ampliado, ganhou informações em mais idiomas e adotou inovações como o cartão de embarque digital e promoções tarifárias.
Alguns exemplos são as tarifas mais baratas no aniversário de Curitiba, na Páscoa e na Primavera.
“Fiquei sabendo dessa promoção e não podia perder, ainda mais em um dia de sol assim. É uma ação muito boa”, disse Mauro Cesar Medeiros, 68 anos, que aproveitou o desconto na passagem, que foi de R$ 50 para R$ 6 na primavera.
Eventos sazonais como o Festival Sabores do Pinhão e o Inverno Curitiba também têm atraído visitantes, enquanto a revitalização da Torre Panorâmica e a modernização das barracas da Feira do Largo da Ordem reforçam a atratividade da cidade.
Integração com a RMC
A Prefeitura de Curitiba também intensificou a divulgação dos destinos da Região Metropolitana em campanhas publicitárias no mobiliário urbano, aumentando a visibilidade dos pontos turísticos do entorno e promovendo a integração regional no setor turístico.
Plano para o futuro
O novo Plano Municipal de Turismo 2024-2030 foi apresentado em outubro de 2024. O objetivo central do plano é transformar a cidade em um destino turístico inteligente até 2030, reforçando o compromisso da cidade com a inovação, a sustentabilidade e a inclusão.
Trata-se de uma ferramenta ampla que abrange diversas frentes, desde a hospitalidade e qualificação profissional até a valorização dos artesãos e artistas locais. São mais de 170 ações previstas no plano elaborado pelo Instituto Municipal de Turismo em parceria com o Sebrae Paraná.
Apoio ao trade e capacitação
Ao longo da gestão, Curitiba consolidou-se como referência em capacitação e inovação no turismo por meio de iniciativas como o Liceu de Ofícios Criativos, criado em 2020, e a chegada da primeira Escola de Turismo do Brasil.
Em 2024, o Liceu de Ofícios Criativos ofereceu 662 cursos voltados ao desenvolvimento de habilidades criativas, impactando 24.785 pessoas.
Já a Escola de Turismo de Curitiba foi responsável por 97 cursos e tours, beneficiando1.938 alunos com atividades que valorizam a cultura local e potencializam o setor.
#CuritibaSuaLinda e cultura local
A marca #CuritibaSuaLinda foi outro destaque, com a rede de lojas de suvenires se expandindo para sete locais estratégicos, como o Aeroporto Afonso Pena e o Jardim Botânico, além de contar com e-commerce. Essas ações não apenas estimulam o turismo, mas também valorizam a cultura e a produção local.
Os produtos com temas paranistas também podem ser encontrados no Palacete Wolf, Shopping Estação, Torre Panorâmica, Mercado Municipal e Memorial Paranista.