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quarta-feira, 5 fevereiro 2025
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Temporada de shows gratuitos do Verão Maior começa com artistas paranaenses

A temporada de shows do Verão Maior Paraná teve o pontapé inicial nesta semana com a abertura dos shows de 48 artistas paranaenses que irão se apresentar nos Palcos Sunset, tanto nas areias do Litoral quanto do Noroeste do Estado.

Os primeiros shows aconteceram na sexta-feira (3), com a apresentação da banda La Mala Conducta em Guaratuba. Já em Porto São José, a dupla Junior e Rodrigo levantou o público com hits do sertanejo. Em Porto Rico, o público foi embalado pela apresentação de Dani e Gabriela, que deram um toque especial à noite de estreia.

Neste sábado (4), sobem ao palco a banda de reggae Djambi, a partir das 18h em Guaratuba, seguidos do sucesso nacional Jovem Dionísio às 19h30. Já em Porto São José, o cantor Fabiano Santos e Banda se apresenta, enquanto em Porto Rico, a animação fica por conta de Lucca e Leonardo.

A programação seguirá até o fim da temporada com shows de terça a domingo, sempre a partir das 18h30, apresentando uma mistura de gêneros como rock, samba, sertanejo, MPB e reggae.

MAIS SHOWS – Além dos Palcos Sunset, o Verão Maior Paraná traz grandes atrações nacionais em arenas especiais, com shows que começam na próxima sexta-feira (10) de janeiro e seguem até domingo (12). O primeiro fim de semana terá apresentações de Jota Quest, Péricles e Matheus & Kauan, em Matinhos, na arena montada próxima ao Pico de Matinhos. Em Pontal do Paraná, no Centro de Eventos Marissol, o público poderá curtir Péricles e Loubet na sexta-feira (10) e no sábado (11).

Confira abaixo as próximas atrações dos Palcos Sunset:

Caiobá

07/01 – Gustavo Toledo e Gabriel

08/01 – Ochtop

09/01 – Denorex 80

14/01 – Namastê

15/01 – Terezzo

16/01 – Bia Socek

Guaratuba

10/01 – Relespública

11/01 – Black Maria

17/01 – Rúbia Divino

18/01 – Blindagem

São Pedro do Paraná

10/01 – Inimigos do Ritmo

11/01 – Thiago Viola

17/01 – APK

18/01 – Orquestra Sanfônica

Porto Rico

10/01 – Irmãos Jovino

11/01 – João Vitor e Gabriel

17/01 – Jean e Júlio

18/01 – André di Barros

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Quem são os Gestores Regionais de Curitiba

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Assumem Responsabilidades nas Dez Regionais da Capital

Curitiba conta agora com dez novos administradores regionais, responsáveis por coordenar as ações e a implementação de políticas públicas em diferentes áreas da cidade. 

Esses profissionais são encarregados de gerenciar serviços essenciais como limpeza urbana, segurança, infraestrutura e eventos, além de servir como intermediários entre a população e a Prefeitura.

Na gestão do Prefeito Eduardo Pimentel, os administradores regionais são:

Veridiana Maranho (Bairro Novo)

Reinaldo Boaron, o Bracatinga (Boa Vista)

José Antonio de Melo Filho (Boqueirão)

Agostinho Crepvile Filho (Cajuru)

Rudimar Fedrigo (CIC)

Rodrigo Reis (Fazendinha-Portão)

Ariane Regis Silva (Matriz)

Janaina Lopes Gehr (Pinheirinho)

José Dirceu de Matos Filho (Santa Felicidade)

Marcelo Ferraz Cesar (Tatuquara)

Em declaração, o Prefeito Eduardo Pimentel destacou que a nova equipe traz uma “geração de gestores” comprometidos com o serviço público.

 “São mulheres e homens que chegam para servir a cidade e a população”, afirmou, enfatizando a responsabilidade dos novos administradores.

Cada regional de Curitiba possui peculiaridades e desafios próprios. Os administradores, portanto, devem adaptar as políticas e ações de acordo com as necessidades de suas áreas, garantindo uma gestão pública eficiente e uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. 

Além disso, estão atentos às demandas da população, buscando constantemente ouvir sugestões e atender aos interesses locais.

Acordou se sentindo mal? Casos leves podem ser atendidos por videoconsulta da Central Saúde Já Curitiba 3350-9000

Com uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos, a Central Saúde Já Curitiba é um importante ponto de atenção à saúde do SUS Curitibano, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Funciona todos os dias, inclusive nos feriados, oferecendo desde orientações sobre o sistema municipal de saúde até consultas por vídeo, realizadas por meio do aplicativo Saúde Já Curitiba, ou por telefone, pelo número 3350-9000.

De segunda a sexta, o horário de atendimento é das 7h às 22h, inclusive durante os feriados. Já nos finais de semana, funciona das 8h às 20h

Se você acordou se sentindo mal, com dores de cabeça, por exemplo, náuseas ou outros sintomas leves, antes de buscar uma Unidade de Saúde ou UPA, pode ligar para a Central Saúde Já 3350-9000. Depois de uma pequena triagem, realizada por um profissional da saúde da Central, será direcionado para a consulta virtual.

Para ter acesso aos serviços, é necessário ser morador de Curitiba, ter cadastro definitivo no SUS Curitibano e ter o aplicativo Saúde Já instalado no celular com cadastro no sistema e-cidadão da Prefeitura de Curitiba.

Números

Desde que foi criada, em março de 2020, durante a pandemia de covid-19, a Central Saúde Já realizou mais de 1,4 milhão de atendimentos. No início, o serviço era dirigido a casos respiratórios, principalmente tirar dúvidas e orientar as pessoas sobre casos de covid-19. Desde abril de 2023, o atendimento foi ampliado e passou a oferecer consultas por vídeo e telefone para casos leves, ampliando o acesso do cidadão curitibano ao atendimento de saúde sem precisar sair de casa.

Os dias de maior procura são de segunda a quarta-feira, com uma média diária de 1,4 mil ligações. Já as consultas médicas atingem uma média de quase 500 atendimentos por dia.

Todo cidadão atendido é convidado a avaliar o serviço pelo aplicativo. A nota média do serviço é 4,5, numa escala até 5, o que equivale à nota 9, na escala de 10. A avaliação do atendimento médico chega a 4,7, ou seja, nota 9,4.

As queixas mais comuns que originam atendimentos pela Central Saúde já são diarreia e vômitos, sintomas respiratórios, dor de cabeça, dor de garganta, dor abdominal, dor lombar e problemas urinários.

Serviços

Além do atendimento de saúde, a Central Saúde Já também é o canal para que o cidadão tire dúvidas sobre serviços do SUS Curitibano, agende alguns procedimentos, entre outros serviços. Saiba quais são:

  • Atendimento sintomático respiratório covid-19
  • Atendimento de outras queixas leves, como dor de garganta, vômito e diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras
  • Atendimento por telefone com profissionais de saúde (técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos)
  • Consulta médica por vídeo via App Saúde Já Curitiba (para quem tem cadastro definitivo e senha no aplicativo)
  • Consulta de enfermagem para apoio na amamentação
  • Atendimento com enfermeiro e farmacêutico para realização de profilaxia pré-exposição (Prep) do HIV
  • Apoio para parar de fumar
  • Orientações gerais sobre serviços do SUS Curitiba
  • Agendamento de vacina covid para bebês
  • Agendamento de mamografia e preventivo do colo do útero
  • Agendamento de avaliação para isenção de tributos
  • Agendamento para grupo de acolhida em saúde mental
  • Agendamento de teste rápido de HIV, sífilis e tuberculose
  • Realização de cadastro definitivo e atualizações do App
  • Unificação de cadastro definitivo
  • Emissão do Cartão Nacional de Saúde – CNS
  • Verificação da veracidade de atestados/documentos emitidos por profissional de saúde da SMS Curitiba
  • Atualização de Carteira Vacinal: resgate de vacinas, ou seja, transcrição do registro de vacinas aplicadas em estabelecimentos que não fazem parte da rede municipal para o sistema e-saúde

Curitiba não terá aumento da tarifa de ônibus em 2025

Enquanto várias capitais já anunciaram reajustes na tarifa de ônibus na virada do ano, Curitiba vai manter a tarifa congelada em 2025. Na contramão de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife, Natal e Belo Horizonte, Curitiba planeja, inclusive, reduzir o valor pago pela população a partir do novo contrato de concessão, que deve ser divulgado até o fim do ano. Hoje, a tarifa é de R$ 6 para curitibanos e moradores da Região Metropolitana usarem a rede de transporte público mais integrada do Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, Curitiba não terá reajuste no preço da passagem do transporte público.

“Não teremos reajuste neste ano, mesmo com a data base dos funcionários, em fevereiro, e temos o compromisso de trabalhar para reduzir o valor no novo contrato de concessão do transporte coletivo. Queremos um transporte eficiente, integrado, sustentável e com uma tarifa justa para a população. É o compromisso com quem mais precisa, que usa o transporte coletivo diariamente para trabalhar, estudar, fazer suas atividades”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel.

Domingão Paga Meia

Além de manter a tarifa inalterada, a Prefeitura anunciou, nesta quinta-feira (2/1), a instituição da meia tarifa (R$ 3) aos domingos e feriados. O benefício, previsto no Decreto 35/2025, entra em vigor no próximo domingo (5/1) e vale para pagamento em dinheiro e cartões transporte, de débito e crédito.

“Aos domingos, os ônibus rodam com uma ociosidade de 40% a 50%, com cerca de 180 mil passageiros. Queremos que as pessoas possam usar a tarifa reduzida para passear nos parques, ir na missa ou no culto, visitar parentes. Ao mesmo tempo atraímos mais passageiros para o sistema”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. O subsídio para a meia tarifa é de R$ 27 milhões por ano.

Tarifa zero para quem precisa

Até o fim do primeiro trimestre a Prefeitura também vai implantar a tarifa zero para quem procura emprego. Pelo programa Tarifa zero para quem precisa, quem tem cadastro no Sine pode ter passagem gratuita de ida e volta para se deslocar para os locais de entrevista de emprego.

Segundo o presidente da Urbs, o subsídio total ao passageiro neste ano para implantar as reduções, a tarifa zero e a manutenção do valor da passagem deve ser de R$ 294,78 milhões, quase o dobro dos R$ 149,45 milhões aportados em 2024, entre recursos do Município e do Governo do Estado.

O subsídio é usado para bancar a diferença entre o custo real do sistema (tarifa técnica) e a tarifa social, paga pelos passageiros, que está em R$ 6. A estimativa é que a tarifa técnica fique, em 2025, em média em R$ 8,56. A diferença, de R$ 2,56 por passagem, é subsidiada pelo poder público.

Tarifa menor fora dos horários de pico

Além da meia tarifa aos domingos, a Prefeitura manterá a tarifa reduzida para algumas linhas de ônibus fora dos horários de pico. O benefício (desconto de R$ 1 sobre o valor da tarifa vigente) entrou em funcionamento em 2019. São 11 linhas com tarifa de R$ 5 entre 9h e 16h com pagamento por cartão transporte.

As linhas que adotam o sistema são 212-Solar, 213-São João, 214-Tingui, 265-Ahú-Los Angeles, 461-Santa Bárbara, 965-São Bernardo, 661-V. Lindóia, 662-Dom Ático, 666-Novo Mundo, 860-V. Sandra e 870-São Braz.

Vereadores elegem Mesa Diretora; Kuzma é presidente da Câmara de Curitiba

Durante os próximos dois anos, no biênio 2025-2026, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá a presidência do vereador Tico Kuzma (PSD), com Leonidas Dias (Pode) na 1ª vice-presidência e Nori Seto (PP) na 2ª viceAs secretarias serão ocupadas, da 1ª a 4ª, respectivamente, por Bruno Rossi (Agir), Indiara Barbosa (Novo), Meri Martins (Republicanos) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT). A votação foi transmitida ao vivo pelo canal da CMC no YouTube e transcorreu normalmente, sem candidaturas avulsas dentro dos blocos.

Para a eleição da Mesa Diretora, seguindo a regra da proporcionalidade, os vereadores da Câmara de Curitiba dividiram-se em dois blocos parlamentares. Formado por 31 parlamentares, o “blocão” foi liderado por Serginho do Posto (PSD) – PSD (6), PL (4), União (4), Novo (3), Podemos (3), Republicanos (3), PP (3), MDB (2), PRD (1), Agir (1) e PMB (1). Já o “bloquinho” teve a direção de Camila Gonda (PSB), com 7 membros – Federação PT/PCdoB/PV (3), PDT (2), PSB (1) e Psol (1). Com essa composição, o “blocão” indicou seis membros da Mesa Diretora e o “bloquinho”, um cargo.

Câmara de Curitiba quebra recorde de participação feminina na Mesa Diretora

Exercendo a liderança do “blocão”, Serginho do Posto destacou que o nome de Tico Kuzma para a presidência da CMC “foi uma indicação pelo consenso do bloco, de forma democrática”. À frente do grupo, Serginho indicou todos os cargos da Mesa Diretora, à exceção da 4ª secretaria, que coube ao “bloquinho”. Nesse contexto, a Comissão Executiva, que tem a responsabilidade de administrar a CMC pelos próximos dois anos, será formada por Tico Kuzma, Bruno Rossi e Indiara Barbosa.

Ao indicar Giorgia Prates para a Mesa, Camilla Gonda afirmou que “nossa indicação vem com os princípios do nosso bloco, de esquerda e de oposição” e destacou ser a primeira vez que uma mulher negra faz parte da direção da Câmara de Curitiba. A eleição de Giorgia Prates para a Mesa não foi unânime, com abstenções de Bruno Secco, Da Costa, Eder Borges, Fernando Klinger, Guilherme Kilter, João Bettega e Olimpio Araujo Jr.

Com o resultado da eleição, a CMC tem a maior participação feminina na Mesa Diretora da história da Câmara de Curitiba, com 3 dos 7 cargos nas mãos de vereadoras – Indiara Barbosa, Meri Martins e Giorgia Prates. “Que façamos cada vez mais que a Casa do Povo seja para o povo de Curitiba”, disse Tico Kuzma, em seu pronunciamento de posse na presidência da CMC.

Parada de navio de cruzeiro em Paranaguá aumenta procura por pacotes turísticos

Passageiros de vários países, vindos do navio MSC Armonia, consumiram mais de 300 pacotes turísticos e movimentaram a economia do litoral, nesta sexta-feira (03). Eles foram recepcionados no centro histórico de Paranaguá, na estrutura montada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur Litoral).

Esta é a quarta parada do mesmo navio durante esta temporada. A embarcação atracou às 8h com cerca de 2,4 mil turistas a bordo, dos quais 455 desembarcaram em Paranaguá, os demais estavam em trânsito, e poderiam descer e conhecer os atrativos da região. Outros 440 turistas embarcaram no navio, que permanece atracado no Porto de Paranaguá até as 19h, quando seguiria para Itajaí (SC).

Desembarcaram em Paranaguá, turistas da Argentina, Colômbia, Bolívia, Equador, Costa Rica e México. Eles foram conduzidos até o centro histórico da primeira cidade paranaense, onde encontraram, na área de receptivo da Secretaria, áreas de descanso, lounges, um palco com shows, apresentações culturais, ativações, divulgações, casa de câmbio e água gratuita.

Além disso, estandes de todos os municípios do Litoral do Paraná apresentaram seus atrativos turísticos e venderam passeios.

Marcio Nunes, secretário estadual do Turismo, afirma que a iniciativa privada e a população perceberam a importância das paradas de navios. “O cruzeirista que desce em Paranaguá acaba conhecendo mais do Litoral paranaense como um todo, aquecendo as economias locais. Desde a ultima edição, em 2023/2024, os pequenos e grandes empresários da região esperam ansiosos pela nova temporada de cruzeiros, porque sabem, e nos relatam, que ela faz a diferença no comércio e na vida da população”, afirmou.

“O papel do Estado é divulgar os potenciais turísticos e fomentar um ambiente em que o empresariado tenha condições de desenvolver suas atividades. Graças ao olhar dedicado do Governo do Estado, o turismo paranaense está gerando renda, criando empregos, promovendo o senso de pertencimento na população e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, completou o secretário.

PASSEIOS – Os turistas que compraram pacotes no receptivo aprovaram as estruturas, a beleza dos destinos regionais e as variadas opções de passeios que é possível fazer ao desembarcar na cidade.

“Somos de Medellin, na Colômbia, e está é nossa primeira vez em Paranaguá. Trouxemos no cruzeiro os avós, irmãos, filhos, netos e sobrinhos. Estamos fazendo um passeio com uma operadora e esperamos ter um dia incrível. Acredito que vamos guardar muitas memórias boas dessa cidade”, disse Sandra Alvarez, acompanhada de 17 membros de sua família

“Estamos em 12 pessoas no cruzeiro, toda a família. É a primeira vez que visitamos o Paraná e vamos de barco até a Ilha do Mel. Escolhemos esse passeio por conta das muitas opções de caminhada em meio a natureza”, disse Julieta Muñoz, de Buenos Aires, capital da Argentina.

EMPRESARIADO – Os expositores do receptivo são, em geral, de agências e operadoras turísticas da região do Litoral. Somando todas as empresas, estima-se que mais de 330 pacotes foram vendidos ao turistas do navio, entre travessias para a Ilha do Mel, passeios à municípios da região e demais atividades em Paranaguá. Algumas empresas conseguiram vender todos os pacotes disponíveis.

Rhavy Costa, da empresa Guará Ilhas e Trilhas, conta que o mais buscado é o “day use” em parceria com uma pousada na praia. “Vendemos todos os pacotes que tínhamos disponíveis, porque esses turistas, sobretudo os argentinos, gostam muito das nossas praias. Nossa empresa é nova no mercado, então poder participar do receptivo é uma oportunidade incrível por conta das vendas, mas também pelo networking”, disse.

Karina Farias, da VPATUR, também vibrou com a venda dos passeios. “Para a Ilha do Mel, nossa operadora vendeu cerca de 150 pacotes. Enquanto os passeios pela baía de Paranaguá e pelo centro histórico somaram cerca de 35 pacotes. As vendas foram muito boas, porque os turistas descem empolgados em conhecer a nossa cidade e os arredores. Para a nossa empresa, agrega muito valor participar desse receptivo”, comentou.

Quem trabalha com o comércio ambulante na cidade também percebe o crescimento nas vendas, consequência da chegada de turistas. Gislaine Maria Bianchi, vendedora ambulante há 20 anos na Praça Mario Roque, é um desse casos.

“As paradas de navios estão sendo maravilhosas, porque estão ajudando muito meu comércio. Os turistas compram muita água, docinhos e amendoim”, relatou.

BALANÇO – Esta é a segunda temporada consecutiva de cruzeiros em Paranaguá. A primeira, realizada entre dezembro de 2023 e março de 2024, movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local. Para este ano, a expectativa é que mais de 15 mil turistas – entre embarques, desembarques e trânsito – fomentem o turismo da região por meio dos cruzeiros.

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado – faz um dossiê das primeiras quatro paradas, metade da temporada. “O receptivo está consolidado em Paranaguá, com tudo organizado, objetivo e bem aceito pelos turistas. Nosso papel agora é continuar aprimorando essa estrutura e atendimento para as próximas paradas e até mesmo temporadas”, disse.

Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Turismo de Paranaguá, os cruzeiros devem gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Além disso, os serviços movimentam a economia das outras cidades do entorno.

O diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, reafirma que o balanço da temporada é positivo. “Apenas nesta escala, temos mais de 1 mil turistas nacionais e internacionais transitando na cidade histórica. Para nós, é um sentimento de orgulho poder fomentar o turismo do Litoral por meio do Porto de Paranaguá. Um balanço positivo da temporada, que trará muitos frutos para toda a região”, disse.

METADE – Com a escala desta sexta-feira (03), a temporada 2024/2025 de navios de cruzeiro no Litoral do Paraná chega em sua metade. Estão previstas outras quatro escalas até o final de janeiro.

Fortes chuvas ainda impactam qualidade da água em balneários do litoral e do interior

O terceiro boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025, divulgado nesta sexta-feira (03) pelo Instituto Água e Terra (IAT), revelou um cenário bem parecido com o levantamento anterior, de 27 de dezembro. Ainda impactado pelas chuvas, especialmente no Litoral, o índice de água própria para banho ficou em 70%. Atualmente, segundo o monitoramento, 46 dos 66 pontos analisados, entre cidades da faixa litorânea e prainhas de água doce do interior, estão com bandeira azul, um a menos no comparativo com a semana passada.

No Litoral são 18 os pontos impróprios. Na Ilha do Mel, em Paranaguá, em duas localidades da praia de Encantadas – em frente ao módulo policial e à direita do trapiche. Nos balneários Shangri-lá, Olho D’Água, Ipanema e Praia de Leste, em Pontal do Paraná; Ipacaray, Solymar, Flórida, Riviera e Flamingo, em Matinhos; em Guaratuba, próximo à Rua Ponta Grossa, e na Ponta da Pita, em Antonina.

Os demais pontos com bandeira vermelha estão concentrados na foz dos rios que cortam a região (10), locais de drenagem das áreas urbanas que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas, como a foz do canal Caiobá, em Matinhos, e a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná, por isso não integram a contagem final.

Houve, contudo, uma melhora do outro lado do Estado, nas costas Oeste e Norte, que passou a contar com 15 áreas estão com bandeira azul para banho e recreação, duas a mais do que o boletim anterior. Os pontos próprios estão localizados em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio. A exceção é a prainha de São Miguel do Iguaçu, que foi considerada imprópria pelo IAT.

PERIODICIDADE – Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do instituto, em Curitiba.

Ao longo desta temporada de verão, serão emitidos 11 boletins, até o dia 28 de fevereiro de 2025, três a mais que a temporada anterior. A ação é parte do projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada.

O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui.

Para isso, utiliza-se o indicador Escherichia coli, uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e dos animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos patogênicos (causadores de doenças).

As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

A avaliação é feita seguindo determinações da Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000.

FIQUE ATENTO – Para saber os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, basta acessar o site do Instituto Água e Terra (IAT), no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play. A balneabilidade também pode ser checada através de banners localizados nos balneários. Os de cor azul indicam área própria para banho e, os de cor vermelha, área imprópria.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Corpo de Bombeiros Militar do Paraná salva jovem vítima de afogamento no Litoral

Na tarde desta quinta-feira (2), o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou o resgate de um jovem de 18 anos que se afogou nas proximidades do Posto de Guarda-Vidas no balneário Grajaú, em Pontal do Paraná. A operação contou com o empenho de 15 guarda-vidas, além de recursos como a moto aquática e aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Ao receber o chamado, a equipe de guarda-vidas deslocou-se rapidamente ao local. Uma outra pessoa que estava em perigo conseguiu sair da água por conta própria e relatou que um jovem havia desaparecido no mar.

Em uma busca que durou 10 minutos, os bombeiros localizaram o jovem submerso. Após a retirada da vítima da água, iniciaram-se os procedimentos de reanimação, que se estenderam por 27 minutos.

As manobras restabeleceram o ritmo cardíaco do rapaz, que foi transportado por aeronave ao Hospital Regional do Litoral, onde segue em atendimento. A vítima, residente de Curitiba, estava no Litoral com familiares para celebrar a virada do ano e seu aniversário, comemorado nesta quinta-feira (2).

“Para garantir a segurança dos veranistas, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça importância de respeitar a sinalização das bandeiras nas praias e procurar sempre locais próximos a Postos de Guarda-Vidas”, ressalta a capitã Tamires Silva Pereira, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

BANDEIRAS – O CBMPR também atua com uso de bandeiras que são colocadas em locais estratégicos para indicar as condições do mar para banho no dia. A bandeira, dividida em duas cores (vermelha e amarela), representa as áreas com monitoramentos de salva-vidas, demarcando os lugares mais apropriados para a população. A bandeira preta indica áreas sem postos de guarda-vidas e a bandeira duplo vermelha aponta espaços interditados devido às chuvas muito fortes, incidência de raios, entre outros fatores de risco à segurança.

Além disso, existe também a bandeira verde que significa área segura, própria para os banhistas e nadadores; a amarela, que indica atenção, área que está liberada para banho, mas que exige um maior cuidado; e a vermelha, que aponta perigo, área inapropriada para nadar, geralmente colocada na frente de lugares impróprios para a população, com buracos ou correntes de retorno.

POSTOS – O Litoral do Estado teve um aumento de 5% no número de postos de guarda-vidas ativos nesta temporada do Verão Maior Paraná. Alguns dos principais pontos utilizados pelos banhistas já contam com monitoramento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná desde setembro e, desde 14 de dezembro, o efetivo integral atua na região, distribuído em 100 locais de banho, além das ações de monitoramento itinerantes.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Estado divulga seus potenciais turísticos durante o Verão Maior Paraná

Os turistas que passam pelos balneários do Litoral do Paraná e pelas praias de água doce da Região Noroeste encontram atividades, estruturas e atendimentos qualificados. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) e o Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor, estão presentes em 11 postos do Verão Maior Paraná, promovendo atendimentos, recreação e divulgando o turismo, um dos setores que mais cresce no Estado. A expectativa é que até o final da temporada, milhares de turistas sejam atendidos e municiados com informações do Paraná.

Os atendimentos acontecem por meio de profissionais e acadêmicos selecionados para a temporada, com abordagens à beira mar ou ainda nos postos fixos de atendimento. Nos espaços de informações turísticas, os visitantes podem sanar dúvidas, conhecer mais dos atrativos do Estado e adquirir materiais de promoção do setor – como os novos mapas paranaenses do Ecoturismo & Aventura e Turismo Náutico & Pesca. No local também existem brinquedos e jogos didáticos com temáticas relacionadas ao turismo paranaense, outra forma de apresentar o setor às crianças.

Para Márcio Nunes, secretário do Turismo do Paraná, o Verão Maior é uma ótima forma de divulgar o setor aos turistas, por isso a importância dos postos de atendimento. “Começamos 2025 com aproximadamente 1,1 milhão de pessoas presentes no Litoral durante a festa da virada, o que já reflete como essa temporada deve atrair um número expressivo de visitantes”, diz o secretário.

“Esses visitantes, de diferentes partes do País e do exterior, chegam ao Paraná com uma noção do que temos para oferecer. Mas é por meio dos nossos atendimentos e divulgações que vamos ampliar o conhecimento dos veranistas sobre os muitos potenciais turísticos que estão espalhados pelo Estado, com opções para todas as épocas do ano”, disse.

“Esse é o maior verão gratuito do Brasil, com shows, programações e atividades que têm muito a fomentar o setor. Isso é importante, porque resulta em tudo o que a pasta busca alcançar no Estado: maior geração de renda, de empregos fixos e temporários, ampla divulgação do turismo estadual e maior qualidade de vida às pessoas”, completou.

FORÇA MOTRIZ – Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, comenta que o turismo já é uma das forças motrizes do Estado. “A temporada de verão tem uma importância muito grande, porque o Turismo, hoje considerado uma das forças que impulsionam a nossa economia, não trata apenas de viajar, mas também, de valorizar a riqueza do nosso Paraná. Isso acontece com mais força a cada edição do Verão Maior, porque A programação de atividades e atendimentos, ajudam o turismo paranaense a se destacar tanto no Brasil quanto no estrangeiro”, disse.

LITORAL – Na região, que concentra a maior parte do público da temporada de verão, os turistas têm a sua disposição oito postos de atendimento turístico. Os viajantes têm aprovado a estrutura, organização e beleza das praias e balneários litorâneos.

German Caffa, argentino nacionalizado paraguaio, veio de Assunção com a família para visitar Pontal do Paraná. “É a primeira vez que estamos no Estado, e estamos adorando porque as praias são muito bonitas. Queremos muito conhecer o passeio até a Ilha do Mel, muita gente têm nos recomendado”, disse.

Connor Creech, de Richmond VA, nos Estados Unidos, contou sua experiência com a esposa até o embarque para a Ilha do Mel. “Estamos super animados por estar aqui. É a nossa primeira vez visitando o Brasil. Já notamos a beleza desse lugar e queremos conhecer mais desse destino do qual tanto nos falam”, contou.

Os postos de atendimento na região do Litoral estão localizados no Embarque para a Ilha do Mel (Pontal do Sul), Praia de Leste, Guaratuba, Caiobá, balneário Flamingos, Ipanema e Shangri-lá. Além de um posto itinerante, que percorre outras cidades importantes como Guaraqueçaba, Morretes e Antonina, além de bairros litorâneos, promovendo divulgações turísticas do estado.

NOROESTE – Os destaques da região ficam por conta das praias e balneários de água doce e cristalina, com municípios banhados pelos rios Paraná e Paranapanema. Os turistas encontram três postos de atendimento turístico da temporada, localizados em Porto Maringá (na cidade de Marilena), Porto São José e Porto Rico.

Adriano Carlos dos Santos, de Arapongas, região Norte, comenta que a sua experiência em Porto Rico é superada a cada ano. “Escolhemos visitar o município novamente, porque cada vez a experiência é melhor e mais completa. Um local agradável, com passeios náuticos e boa faixa de areia. Além dos atendimentos do Verão Maior Paraná, promovendo atividades, principalmente para as crianças. Recomendo tanto aos paranaenses quanto para quem é de fora”, afirmou.

Gabriel Tamiozo, de Goiânia (GO), elogiou os atendimentos do turismo no Noroeste durante o Verão Maior. “É a quarta vez que visito Porto Rico, e a cada ano os atendimentos e atividades se superam em qualidade. Essa temporada é um enorme diferencial para a região”, disse.

ESTRUTURA – A temporada de verão conta também com novas e modernas estruturas para conforto e melhor atendimento dos turistas. Ao todo, por meio da secretaria estadual do Turismo e das prefeituras dos municípios do Litoral, foram instalados 19 banheiros públicos gratuitos, a disposição da população e dos visitantes.

As unidades já estão operando nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e Campina Grande do Sul – no Portal da Estrada da Graciosa.

Todos os banheiros têm ligação de água, esgoto e contam com lavatórios e ar-condicionado. A contratação já prevê o fornecimento dos insumos necessários para o pleno funcionamento das estruturas, como papel higiênico, toalhas de papel, produtos de limpeza e afins. Cada unidade conta, também, com um funcionário contratado pelo fornecedor para garantir a limpeza e a manutenção do local.

O uso é gratuito, com funcionamento dentro de horários pré-estabelecidos. Para saber mais das estruturas, seus respectivos endereços e horários de funcionamento, basta clicar AQUI.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Corrida da Sanepar 2025 começa com prova em Guaratuba, dia 19 de janeiro

A primeira Corrida Sanepar 2025 está agendada para a cidade de Guaratuba, no Litoral do Paraná, no dia 19 de janeiro, com provas de 5 e 10 km, nas categorias feminina e masculina. Os atletas que chegarem em 1º, 2º e 3º lugares, nestas categorias receberão premiação.

Pais que queiram correr com seus filhos podem fazer inscrição na categoria “kids”, que tem percurso de 1 km, com largada única e dá medalhas personalizadas aos participantes ao final da prova, sem premiação com troféus.

Em Guaratuba, a largada dos atletas inscritos nos 5km e nos 10km será às 7 horas, e “kids” a partir das 8h30 na Avenida Atlântica, 1.155. As inscrições para todas as provas deste ano já estão abertas pelo site: https://www.corridassanepar.com.br

EXEMPLO – O presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirma que esta é uma das atividades mais relevantes em termos de conscientizar a população em relação aos cuidados com a saúde física e mental, com a prática esportiva e a hidratação com água tratada.

“É uma iniciativa que está ligada aos valores e princípios da Companhia e que nos aproxima da comunidade, inclusive promovendo bons exemplos na convivência familiar, com a categoria ‘kids’, em que pais, mães e filhos podem praticar a corrida lado a lado, num momento feliz que certamente ficará na memória da família”, diz.

Segundo ele, com o sucesso das edições anteriores, que contaram com a participação de mais de 15 mil corredores, este projeto se consolida como um dos maiores eventos esportivos do Paraná. O projeto de Corridas Sanepar 2025 é uma iniciativa da Sanepar e ocorre com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério dos Esportes, sendo realizado pela Associação Esportiva (AENT).