Diante dos avanços obtidos com os usuários de drogas e álcool que frequentam a Praça Osório nas quintas-feiras, a equipe do ônibus Intervidas expandirá o atendimento para também criar vínculos com a população em situação de rua que passa as noites na Praça Rui Barbosa, às terças-feiras.
O ônibus Intervidas é um projeto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com apoio da Senad e do Ministério da Justiça. Durante três horas, das 18h30 às 21h30, uma equipe multidisciplinar trabalha com usuários de álcool e outras drogas em situação de rua que costumam frequentar as praças e outros espaços públicos. Eles são convidados a participar de atividades que envolvem música, esporte, leitura e artes circenses, objetivando a ressocialização, a reinserção e o vínculo.
“O Intervidas leva a essas pessoas a possibilidade de acessar serviços a que elas têm direito e encontram dificuldades, seja saúde, abrigo ou atividades culturais. Esse é o primeiro passo para que elas saiam da dependência”, afirma o diretor de Políticas Sobre Drogas da Secretaria Municipal da Saúde, Marcelo Kimati.
A Praça Osório foi o primeiro espaço a receber o programa. Em 14 meses, cerca de 1,7 mil pessoas foram impactadas. “Criamos um vínculo com essa população. Eles entenderam que o ônibus é um equipamento da saúde e que podem contar com o nosso apoio. Perceberam que são pessoas de direitos e podem ter acesso a diversos serviços”, conta a coordenadora do projeto Intervidas, Caroline Souza Nascimento.
Ao criar vínculo com essas pessoas, os profissionais da saúde passam a orientá-las sobre redução de danos e sensibilizá-las para que sejam encaminhados a outros equipamentos da prefeitura, como abrigos, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), reforçando um trabalho intersetorial entre várias secretarias.
“Com esse trabalho, temos conseguido tirar pessoas das ruas e reinseri-las na sociedade. É um esforço que faz a diferença na vida dessas pessoas”, afirma o secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton, ressaltando as parcerias estabelecidas com outras secretarias, como a do Esporte, Lazer e Juventude; Fundação de Ação Social (FAS); e Fundação Cultural, com o intuito de criar uma rede de ações intersetoriais para acolher e atender essa população.