O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, anunciou nesta segunda-feira (19) ao lado do governador Ratinho Junior a liberação de R$ 500 milhões para 27 municípios com população superior a 80 mil habitantes, incluindo Curitiba. Os recursos são provenientes do BRDE e serão repassados aos municípios por meio do programa Paraná Pró-Cidades.
Esse montante possibilitará atender demandas relacionadas a energia renovável, saneamento, saúde, mobilidade urbana e outros projetos voltados para a sustentabilidade e desenvolvimento urbano. “Assim como já estamos fazendo com os pequenos municípios, vamos atender com rapidez as médias e grandes cidades”, disse Pimentel, que também estava acompanhado do prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior explicou que o programa tem como objetivo fortalecer as cidades do interior e a Região Metropolitana. “A proposta do programa é estruturar cidades de médio e grande porte no Paraná, tanto no interior quanto na Região Metropolitana de Curitiba. Estamos oferecendo mais uma alternativa de financiamento a longo prazo, com recursos captados de fundos nacionais e internacionais”, afirmou.
Para o prefeito Rafael Greca, o lançamento do programa contribuirá para o desenvolvimento das cidades paranaenses. “É destacada a competência deste governo que fomenta e capacita os prefeitos para exercerem suas funções. É dever de todo prefeito buscar melhorar sua cidade e buscar caminhos para o desenvolvimento”, afirmou Greca.