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sábado, 7 setembro 2024

Primeira semana de aulas é de adaptação para crianças e estudantes

Risos, abraços, mochila cheia, cadernos novos… e também choro e saudade dos pais. Os primeiros dias de aulas são de adaptação para crianças e estudantes.

Quem já é “veterano” na escola fica tranquilo. É o caso da Rafaella Studzinski Pilatti, que iniciou na terça-feira (14/2), o 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Ana Hella (bairro Vista Alegre).

“Estou muito feliz que as aulas retornaram, estou vendo meus amigos, minha professora é muito legal. A escola tinha até tapete vermelho e bolha de sabão no primeiro dia”, contou Rafaella.

A menina matou saudades dos colegas e de toda a equipe da escola, que já é como a segunda casa dela. A mãe, Marlene Studzinski Pilatti, conta que ela adora estudar e sempre foi muito dedicada. “Ela já estava na maior expectativa dias antes do retorno”, disse Marlene.

As crianças mais novas ou que são novas na unidade educacional sentem mais dificuldade, e para isso as equipes estão preparadas.

“O acolhimento é importante e faz parte do dia a dia. Quem já frequentava o CMEI chegou feliz, muitas crianças foram correndo para o quintal”, relatou a diretora Ana Beatriz Souza Cerqueira, do CMEI Centro Cívico, relata que tudo começa com o planejamento e organização dos espaços da unidade.

“Cada criança que chega é acolhida em suas necessidades, sonhos e especificidades. As famílias podem acompanhar este período de início e conhecer mais sobre a rotina do CMEI e sobre os profissionais que estão com seu filho”, explicou.

“O acolhimento não se finda nesta semana, se estende ao longo do ano entendendo que cada criança é única. A escuta e o olhar são princípios fundamentais deste processo”, completou a diretora da unidade, que atende 150 crianças.

Na Escola Municipal Boleslau Falarz (São Braz), a diretora Janete Quadros tem 340 estudantes matriculados, no pré e Ensino Fundamental. Segundo ela, a fase de adaptação está mais tranquila este ano do que no ano passado.

“Tivemos um pouco mais de dificuldade antes, até porque a pandemia manteve as crianças muito tempo em casa, com a presença dos familiares. E tínhamos os protocolos de segurança, com o uso de máscaras, e isso gerava uma certa insegurança em 2021”, lembra a diretora.

“Mas agora está bem mais tranquilo, 2022 já foi mais normal, com o formato presencial. Temos algumas crianças que choram um pouco na hora de dar tchau para a mãe, mas já passa”, conta Janete.

rede municipal de ensino de Curitiba tem 185 escolas, 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 134 Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados. São atendidas crianças na Educação Infantil e Ensino Fundamental, além da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Escola Bem-cuidada

Além do acolhimento a estudantes e suas famílias, antes do ano letivo a Educação prepara escolas e CMEIs para o retorno. As unidades educacionais receberam obras, serviços de manutenção, além da limpeza e organização.

Somente no ano passado, a Educação investiu R$ 12,2 milhões em manutenção, ampliação e revitalização de escolas e creches públicas, com 379 unidades atendidas.

Ao longo de 2021 e 2022, a Educação renovou o mobiliário das suas mais de 400 unidades e também o parque tecnológico, com novos equipamentos de informática, além de tablets para professores.

Faróis Móveis

A rede municipal também ganhou, no ano passado, os Faróis Móveis, que compõem os investimentos em tecnologia educacional. “A novidade representa, nas unidades, espaços de pesquisa e criatividade, democratizando as tecnologias digitais”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Os carrinhos em forma de farol vêm com itens como impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado.

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EDIÇÃO IMPRESSA Nº 122 | AGOSTO/2024

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