Quem estiver esperando para descartar pilhas, baterias, lâmpadas queimadas ou óleos de origem animal e vegetal podeconsultar o calendário da Coleta de Lixo Tóxico no site da Prefeitura. Na listagem é possível saber o ponto mais próximo em que estará o caminhão do serviço nos próximos dias deste mês de fevereiro. As datas também estão disponíveis neste arquivo.
O recolhimento de lixo tóxico é ofertado gratuitamente desde 1998. De segunda-feira a sábado, das 7h30 às 15h, o caminhão fica parado em um ponto específico da cidade. No total, são 24 locais de coleta.
O material recebido é descarregado pelo caminhão a cada 15 dias e encaminhado a um aterro industrial para a destinação correta, conforme o tipo de resíduo. Terminais com maior movimento recebem o descarte de até 80 pessoas por dia.
O descarte indevido, junto com o lixo domiciliar ou reciclável, pode causar contaminação do solo, da água e do ar, pela liberação de metais pesados e outros componentes químicos.
Como fazer?
Até o momento de levar para os caminhões, o lixo tóxico deve ser armazenado em casa, separado do restante do lixo para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente.
O que levar para descarte?
– Pilhas
– Baterias
– Toners de impressão
– Embalagens de inseticidas
– Tintas
– Remédios vencidos (até 10 kg)
– Lâmpadas fluorescentes (até 10 unidades)
– Óleos de origem animal e vegetal (embalados em garrafas PET de 2 litros).